Jogos matemáticos para aulas online síncronas

Olá professor! Olá professora!

Não é novidade que, muitas vezes, as aulas de matemática são monótonas e cansativas. Sim, é certo que os alunos devem fazer exercícios para assimilarem os conteúdos, todavia, dependendo dos assuntos estudados, a aula fica muito maçante e enfadonha, você deve concordar comigo!

Há conteúdos em que é possível propor atividades concretas, experimentações, utilização de softwares ou aplicativos, mas em outros, não! E a aula fica exaustiva, tanto para os alunos, quanto para nós professores.

Bem, se o conteúdo não ajuda muito, vamos apelar para a criatividade para driblar a rotina e transformar aulas monótonas em aulas divertidas e desafiadoras. Que tal?

Há pouco tempo fui convidada a ministrar aulas no Ensino Fundamental 2 por um período curto. Aceitei o desafio; há anos não ministrava aulas para este público. Eu devia seguir o livro didático e o programa da Escola.

CLIQUE AQUI PARA SABER COMO ADQUIRIR OS JOGOS MATEMÁTICOS.

Lá fui eu, em plena pandemia, ministrar aulas online para alunos do 8º e 9º anos do EF. E, claro, experimentei o que todos os professores vivenciaram nas aulas online, os estudantes pouco participavam da aula, dois ou três abriam as câmeras e sempre os mesmos cinco ou seis alunos respondiam aos meus questionamentos.

E a situação se repetiu na segunda aula, na terceira … Bahh eu precisava dar um jeito! Então pensei em criar jogos e fazer competições online entre equipes, para ver se mexia com aquela galera, se animava a garotada.

Os conteúdos que eu estava ministrando não ajudavam muito na criação de jogos e atividades divertidas. Eu estava trabalhando com conjuntos numéricos, com frações geratrizes de dízimas periódicas e com potências e raízes. Que atividades eu poderia propor?

Mas não me me dei por vencida, não! Pensei muito, bisbilhotei a internet e consegui criar duas atividades bem legais que animaram a gurizada. Fiquei bem contente pois ouvi vozes nos microfones que eu não conhecia, vários estudantes participaram e se divertiram. Saí bem entusiasmada dessas aulas.

E, daí para frente, me propus a criar outros jogos e aplicá-los uma vez por semana. Usei a estratégia de competição entre equipes: dividi a turma em duas equipes pela listagem de nomes da chamada e, uma vez por semana, eu propunha algum jogo entre as mesmas equipes.

Sabe o que aconteceu? Os alunos gostaram bastante e ficavam curiosos para saber qual seria o próximo jogo! Mostravam-se interessados pelas aulas e pelas atividades que eu iria propor.

E eu me dediquei muito a essa fase de criação! Mas precisava pensar em jogos rápidos, para não tomar muito tempo da aula, jogos que, de fato, auxiliassem na aprendizagem, na revisão de conteúdos e, até mesmo, que pudessem ser usados na correção de exercícios de forma criativa.

Bem, meu período como profe do EF2 terminou e eu fiquei com um material bem bacana e útil: um conjunto de jogos matemáticos que podem ser editados para que os conteúdos sejam modificados; recursos que podem ser usados muitas e muitas vezes, não só em aulas online mas, também, nas presenciais.

São 12 jogos elaborados em PowerPoint e com um aplicativo online, que podem ser utilizados nas aulas para encantar a garotada, criar engajamento dos alunos, auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e despertar nos estudantes o gosto pela matemática.

Para que qualquer professor possa utilizar estes jogos, eu escrevi as regras de cada um, no mesmo arquivo em PowerPoint onde os jogos foram criados, e gravei um vídeo em que explico como jogar e como editar vários jogos a fim de que os conteúdos possam ser modificados.

CLIQUE AQUI PARA SABER COMO ADQUIRIR ESTE MATERIAL.

Os jogos contemplam os seguintes conteúdos: frações, potências e raízes, notação científica, números irracionais, produtos notáveis, planos cartesiano, múltiplos e divisores, localização de números na reta numérica, dentre outros. Mas, como já mencionei, é possível editar pelo menos sete jogos para modificar os conteúdos.

Não perca a oportunidade de transformar suas aulas de matemática!!!

Ao adquirir este material você vai receber por e-mail um arquivo em PowerPoint que contém 12 jogos e as regras de como jogar cada um deles. Enviarei pra você, também, um vídeo onde explico o funcionamento de cada jogo e a forma de editá-los. O único recurso de que você precisará dispor é de um computador em que esteja instalado o PowerPoint.

Para aplicar os jogos em aulas presenciais você poderá utilizar um datashow e projetar os jogos numa tela utilizando as mesmas estratégias explicadas na realização das atividades em aulas online. Alguns dos jogos podem ser adaptados e reprografados para os alunos.

NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE ADQUIRIR ESTE MATERIAL INCRÍVEL.

Teste com sua turma e, depois, me conte como foi sua experiência.

2 opiniões sobre “Jogos matemáticos para aulas online síncronas

  • 30/05/2021 em 09:53
    Permalink

    Parabéns Rose! O grande desafio do professor, hoje, além de ter de aprender a desenvolver suas habilidades tecnologicas é usar este recurso com criatividade, com estratégia para auxiliar no processo ensino-aprendizagem e ainda prender a atenção e foco do aluno. Com certeza, estas atividades servirão de motivação para os professores e para seus alunos, unindo e desenvolvendo diversas competências e habilidades, com o
    prazer de ensinar e aprender!

    Resposta
    • 30/05/2021 em 12:38
      Permalink

      Obrigada Ro! Tecnologias, recursos diferenciados, metodologias e estratégias de ensino auxiliam muito no fazer pedagógico do professor. Todavia, é preciso promover o engajamento dos estudantes, a coparticipação e a conexão do professor com seus alunos. Essa, ao meu ver, é a chave do sucesso no processo de ensino-aprendizagem.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *