Cursos

Saiba mais sobre os cursos e formações que ministro para educadores no Brasil, apresentando novas metodologias para o ensino de matemática.

Bordas arredondadas do menu

Se você, diretor ou gestor da educação, precisa organizar atividades de formação continuada com seu grupo de professores, eu posso lhe ajudar.

Ministro cursos e oficinas sobre o ensino de matemática para professores da educação infantil, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental há mais de 25 anos. Os cursos/oficinas podem ser no formato online ou presencial com carga horária variável, de acordo com as necessidades de cada grupo. Se tiver interesse, entre em contato comigo pelo whatsApp!

 

Seguem, abaixo, algumas possibilidades de formações continuadas:

 

Brincar e aprender matemática na educação infantil

Objetivo: Preparar o professor para atuar em sala de aula ampliando o repertório de metodologias e estratégias para facilitar a aprendizagem.

Público: Professores da Educação Infantil

Carga horária sugerida: 6 horas

Programa: Processos mentais básicos para a aprendizagem da matemática. A construção do número. Propostas didáticas para a ed. Infantil articuladas à literatura infantil, materiais concretos, jogos e brincadeiras.

 

Recursos didáticos para ensinar matemática nos anos iniciais

Objetivo: Munir o participante de sugestões de recursos didáticos, tais como, jogos, materiais concretos e tecnologias, para facilitar e potencializar o processo de ensino-aprendizagem da matemática nos anos iniciais.

Público: Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Carga horária sugerida: 8 horas

Programa: Sistema de numeração decimal. Quatro operações. Frações. Números decimais. Sequências e padrões. Relações de igualdade. Ângulos. Plano cartesiano. Probabilidade.

 

Recursos didáticos para ensinar matemática nos anos finais

Objetivo: Munir o participante de sugestões de recursos didáticos, tais como, jogos, materiais concretos e tecnologias, para facilitar e potencializar o processo de ensino-aprendizagem da matemática de 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.

Público: professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental

Carga horária sugerida: 4 horas

Programa: Múltiplos e divisores. Frações. Expressões Numéricas. Números Inteiros. Probabilidades. Equações do 1º grau. Sistemas de equações do 1º grau. Produtos Notáveis. Fatoração. Notação Científica. Potências e Raízes.

 

Ensinando frações com material concreto

Objetivo: Oportunizar ao docente a vivência de atividades práticas, concretas e de situações-problema que o auxiliarão no desenvolvimento de suas aulas e na qualificação do processo de ensino-aprendizagem das frações.

Público: professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental

Carga horária sugerida: 8 horas

Programa: Ideias relacionadas às frações. Comparação. Número Misto. Equivalência. Simplificação. Frações na reta numérica. Fração de coleção. Situações-problema. Operações com frações.

 

Como ensinar os algoritmos das 4 operações 

Objetivo: Oferecer ao professor subsídios teóricos e práticos para que possa promover a construção dos algoritmos das quatro operações de forma concreta e bem fundamentada.

Público: professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Carga horária sugerida: 8 horas

Programa: Ideias relacionadas às operações. Propriedades das operações. A construção dos algoritmos tradicionais das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com materiais concretos. Jogos.

 

Como ensinar o algoritmo da divisão 

Objetivo: Oferecer ao professor subsídios teóricos e práticos para que possa promover a construção do algoritmo tradicional da divisão de forma concreta e bem fundamentada.

Público: professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Carga horária sugerida: 3 horas

Programa: Ideias relacionadas à divisão. A construção do algoritmo tradicional da divisão com materiais concretos. Jogos.

 

Tabuadas cantadas e coreografadas

Objetivo: Compartilhar com os participantes atividades concretas, jogos e músicas coreografadas para auxiliar o estudante na construção e fixação das tabuadas de multiplicação.

Público: professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Carga horária sugerida: 3 horas

Programa: A construção das tabuadas de multiplicação do 2 ou 9. Músicas e coreografias para auxiliar o estudante a memorizar as tabuadas. Jogos.

 

Geometria Plana com o Geogebra

Objetivo: Contribuir para a formação de professores de matemática capacitando-os para utilizar o software Geogebra no ensino de geometria plana dos anos finais do ensino fundamental, de forma dinâmica e inovadora, viabilizando um ambiente de ensino mais rico e motivador.

Público: professores dos anos finais do Ensino Fundamental

Carga horária sugerida: 8 horas

Programa: Pontos e retas. Polígonos. Triângulos. Ângulos. Circunferência. Teoremas de Pitágoras e Talles.

Foto de Roselice Parmegiani

Eu sou a professora Roselice Parmegiani e quero ajudar você a encantar os estudantes e incentivá-los a aprender matemática!

Entrar em contato WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais