
Um jogo envolvendo razões
29/04/2023
Você leciona para o 7º ano e quer uma atividade lúdica envolvendo razões? Pois neste post vou compartilhar com você um jogo que vai ajudar o estudante a assimilar este conceito de forma mais prazerosa.
Vamos diversificar estratégias e recursos de ensino nas aulas de matemática do ensino médio? Em contrapartida, teremos estudantes mais engajados, envolvidos e aulas com melhor aproveitamento.
Eu sou suspeita em dizer, mas amo implementar novidades nas aulas de matemática. Os alunos ficam bastante empolgados, os conteúdos fluem mais facilmente e a aprendizagem acontece de forma leve e divertida.
Nesta postagem quero te contar que elaborei 5 jogos para ensinar logaritmos e função logarítmica. Este assunto raramente interessa aos alunos e a aprendizagem, ao longo dos anos, se esvai.
Sei bem disso pois dou aulas em cursos superiores de Engenharia e, quando pergunto aos graduandos o que são logaritmos e para que servem, ninguém consegue me responder.
Nós, professores, sabemos da importância dos logaritmos na modelagem e resolução de problemas e, ao propor situações contextualizadas, os estudantes se são conta disso.
A história dos logaritmos também é bem interessante e contá-la para a classe certamente despertará a curiosidade da turma e conferirá maior significado a este assunto.
Mas então, vamos aos jogos. Como mencionei acima, o e-book “Aprendendo logaritmos com jogos” contempla a descrição detalhada de 5 atividades, bem como os modelos das tabelas, cartas e outros recursos necessários à execução das mesmas em formato de impressão.
Objetivo: Calcular logaritmos aplicando a definição e suas consequências.
Objetivo: Resolver equações logarítmicas simples aplicando a definição de logaritmos.
Objetivo: Exercitar as propriedades operatórias dos logaritmos.
Objetivo: Resolver equações logarítmicas.
Objetivo: Identificar a função logarítmica, bem como suas características. Realizar cálculos e problemas contextualizados envolvendo a função logarítmica.
A imagem abaixo ilustra um pouco do que proponho do e-book:
A implementação dos jogos é bem simples e, além das poucas reprografias dos modelos, são necessários apenas os materiais de aula do próprio aluno.
E aí, se interessou pelo e-book? Clique aqui para adquiri-lo!
29/04/2023
Você leciona para o 7º ano e quer uma atividade lúdica envolvendo razões? Pois neste post vou compartilhar com você um jogo que vai ajudar o estudante a assimilar este conceito de forma mais prazerosa.
18/02/2023
Já pensou em utilizar jogos para ensinar matemática e educação financeira? Pois eu acho que é uma ótima ideia e te convido a conhecer minhas ideias!
21/01/2023
Vamos animar as aulas de trigonometria, ciclo trigonométrico e funções trigonométricas no Ensino Médio? Nesta postagem eu conto como isso é possível.
Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais
Carlos Guterres
23/12/2022 00:54
Roselice
26/12/2022 00:31