Operações inversas: jogos para dinamizar as aulas

E F - Anos Iniciais

Bordas arredondadas do menu

Reconhecer as relações inversas entre as operações e aplicá-las na resolução de problemas é uma das habilidades da BNCC para o 4ºano. Conheça minhas sugestões de atividades para auxiliar as crianças a desenvolver esta habilidade.

Como de costume, pensei em estratégias lúdicas e com potencial para entusiasmar a garotada, além de ajudar os alunos no desenvolvimento da habilidade de utilizar as relações inversas entre as operações na resolução de problemas.

Elaborei, então, o e-book OPERAÇÕES INVERSAS: jogos para dinamizar as aulas, que contempla a descrição detalhada de 6 jogos.

As atividades apresentadas neste material são criativas e atraentes e, certamente, cairão no gosto dos estudantes.

Nós, professores, sabemos que o jogo incentiva o aprendizado entre os estudantes e é uma excelente oportunidade para que eles discutam e aprimorem estratégias, estabeleçam relações e fixem conhecimentos. Os jogos são uma forma divertida de assimilar o que está sendo estudado!

Quero compartilhar com você um dos jogos do e-book:

JOGO OPERAÇÃO INVERSA

Objetivo: Utilizar as relações inversas entre as operações de adição e subtração para resolver problemas.

Material para cada dupla: tabela, material para anotações, um lápis para cada estudante, calculadora.

Como jogar:

1) O professor entregará uma tabela para cada dupla. Os dois competidores decidirão qual símbolo irão utilizar para marcar suas jogadas: O ou X (como no jogo da velha). 

2) Os jogadores decidirão no par ou ímpar aquele que iniciará. O primeiro a jogar deverá escolher uma situação-problema registrada na tabela e dirá, em voz alta, qual é sua escolha. Em seguida, resolverá a situação utilizando a operação inversa e anunciará a resposta em voz alta. O adversário deverá conferir a resposta utilizando a calculadora, se necessário. Se o jogador acertar, ele fará sua marca (X ou O) tanto na situação-problema escolhida como na resposta correspondente registrada na tabelinha e, depois, passará a vez. Se não acertar, nada marcará e passará a vez. 

3) O jogador seguinte fará o mesmo e assim prosseguirá o jogo com os jogadores alternando-se nas jogadas. 

4) Nenhum jogador poderá escolher uma situação-problema ou resultado que já estejam marcados com X ou O.

5) Cada jogador deverá concentrar toda a sua atenção para conseguir alinhar QUATRO marcas (X ou O) podendo as mesmas estarem em linha, coluna ou diagonal. Aquele que primeiro conseguir este feito será o vencedor.

6) O jogo será repetido outras duas vezes e será ganhador aquele que vencer duas das três partidas.

CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR ESTE E-BOOK

Foto da autora do post - Roselice Parmegiani

Roselice Parmegiani

11/11/2022

2 comentários sobre este material

Roniere

12/11/2022 22:00

Gostei muito,pois ensino sempre com jogos matemáticos.E seus jogos são excelentes. #QUEROMAIS

Roselice

13/11/2022 12:56

Obrigada Roniere! São professores como você que me inspiram a continuar criando atividades e estratégias para ampliar as abordagens do processo de ensino-aprendizagem da matemática. Juntos somos melhores e faremos a diferença! Um grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar em contato WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais