Trigonometria e funções trigonométricas: jogos para enriquecer a aprendizagem

Ens. Médio

Bordas arredondadas do menu

Vamos animar as aulas de trigonometria, ciclo trigonométrico e funções trigonométricas no Ensino Médio?

Pois foi pensando nisso que eu elaborei 5 jogos bem estruturados e envolventes que têm o potencial de facilitar e tonar mais agradável o processo de ensino-aprendizagem destes conteúdos.

Encontrar atividades diferenciadas para ensinar matemática no ensino médio não é fácil. Quem já procurou por elas, sabe muito bem que muito pouco foi criado e está disponível. E, em se tratando de funções trigonométricas, então, nem se fala!

Mas quero dar minha parcela de contribuição ao professor no preparo e desenvolvimento de aulas mais atrativas.

Quem ganha com isso? Professores e alunos! Os professores, pois perceberão o interesse dos estudantes, a leveza das aulas e os ganhos na aprendizagem. Os alunos, pois sentirão satisfação em participar de aulas mais dinâmicas, menos monótonas e repetitivas. Serão encorajados à reflexão, ao estudo, organização e conexão de pensamentos.

As atividades que fazem parte do e-book Trigonometria e Funções trigonométricas: jogos para enriquecer a aprendizagem são os seguintes:

CORRIDA TRIGONOMÉTRICA

Objetivo: Utilizar as razões trigonométricas seno, cosseno e tangente e a calculadora para encontrar medidas desconhecidas de lados de triângulos retângulos. 

BINGO TRIGONOMÉTRICO

Objetivo: Localizar as extremidades de arcos no círculo trigonométrico.

JOGO CONECTA 4

Objetivo: Realizar conversões de medidas de arcos.

JOGO DORMINHOCO

Objetivo: Reconhecer características das funções trigonométricas seno e cosseno.

PALAVRA SECRETA

Objetivo: Construir gráficos de funções trigonométricas seno e cosseno, bem como determinar as características das funções construídas.

CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR O E-BOOK

Quero presentear o professor leitor desta postagem com o Jogo Dorminhoco que faz parte do e-book. Segue, abaixo, as regras e modelos do jogo.

 

JOGO DORMINHOCO

Objetivo: Reconhecer características das funções trigonométricas seno e cosseno.

Material para cada grupo de 5 alunos: ANEXOS, tesouras.

 

Como jogar:

1) Os alunos farão grupos de cinco pessoas e cada grupo receberá os ANEXOS. A primeira coisa a fazer será recortar as cartinhas dos mesmos.

2) Inicialmente, os jogadores deverão embaralhar as cartas e, em seguida, analisá-las em conjunto e formar quartetos de cartas que combinem entre si. Uma carta sobrará.

3) Depois, as cartas serão embaralhadas novamente e distribuídas aos jogadores sendo que nenhum deles deverá mostrá-las aos colegas. O objetivo de cada jogador será obter 4 cartas que combinem entre si.

4) O jogador que receber 5 cartas iniciará o jogo. Ele tomará uma de suas cartas que não lhe serve e deslizará a mesma sobre a mesa para o colega da direita. O colega da direita tomará a carta, verificará se ela lhe serve ou não e fará o mesmo; assim prosseguirá o jogo.

5) A carta solitária deverá ficar uma rodada com cada jogador. Sendo assim, o jogador que a receber não poderá passá-la adiante de imediato, devendo permanecer com a mesma por, pelo menos, uma rodada.

6) Quando algum jogador conseguir um quarteto de cartas que combinem entre si, ele deverá largá-las vagarosamente sobre a mesa, de forma muito sutil e disfarçada, procurando esconder esta ação dos demais colegas. 

7) Os jogadores, ao perceberem que um adversário colocou as cartas sobre a mesa, deverão fazer o mesmo, independentemente do fato de terem formado quartetos ou não. O último jogador a executar esta ação será o dorminhoco e perderá o jogo.

OBS: O jogo poderá ser feito com 4 jogadores e, para isso, um quarteto de cartas que combinem entre si deverá ser retirado do baralho.

Não perca a oportunidade de adquirir o e-book contendo este e mais outros 4 jogos para ensinar trigonometria e funções trigonométricas.

CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR O E-BOOK

Foto da autora do post - Roselice Parmegiani

Roselice Parmegiani

21/01/2023

0 comentários sobre este material



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar em contato WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais