Quer mandar bem na prova de matemática do ENEM?

Não é novidade para ninguém que o nível de aprendizado em matemática dos estudantes brasileiros está muito baixo. Essa constatação é feita, periodicamente, pelas provas aplicadas a nível estadual, nacional ou internacional.

De acordo com dados divulgados pelo MEC e apurados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), em 2015 chegou-se ao pior resultado desde 2005! E, mais que isso, o desempenho dos estudantes no ensino  médio foi pior que há 20 anos!

A prova SAEB classificou os alunos do Ensino Médio num nível 2 de 10. Isso significa que os estudantes que fizeram a prova tiveram dificuldades em resolver problemas que envolviam as simples operações de adição, subtração, multiplicação e divisão!

É um fato triste e lamentável! E eu conheço muito bem essa realidade, porque já fui professora do ensino fundamental e, também, do ensino médio. Hoje sou professora do ensino superior e percebo que, a cada ano, os estudantes estão chegando menos preparados aos cursos de graduação.

Há muitos problemas com o processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma grande quantidade de conteúdos normalmente ensinados de forma mecânica e desconexa, aulas tradicionais em que o aluno simplesmente observa modelos e repete-os na resolução de exercícios.

A forma como os conteúdos são trabalhados não estimula o aluno a gostar das aulas e aprender.

Também poderia falar de professores mal preparados, estudantes desinteressados, pais que não colaboram com o processo de ensino-aprendizagem, escolas com pouca infraestrutura, …, há muitas variáveis em jogo!

Porém, ao findar o ensino médio, os alunos querem e devem continuar seus estudos e, os melhores, conseguem vagas em universidades, bolsas de estudo ou financiamento em instituições de ensino particulares! Mas, para isso, é necessário passar pelas temidas provas do ENEM!

A prova de matemática do ENEM é considerada um verdadeiro bicho-papão!

monstro_matematica

As questões geralmente são acompanhadas de gráficos, esquemas, enunciados extensos e complexos que necessitam de interpretação e muito conhecimento.

Não há como escapar: para ter boa pontuação na prova de matemática do ENEM tem que dominar os conteúdos!

Bem, e quais são os conteúdos mais importantes? O que estudar para a prova do ENEM?

É possível fazer uma análise das provas que já ocorreram para verificar quais são os assuntos que mais caem, mas uma coisa é certa, os estudantes que tiveram um bom ensino fundamental e médio, com certeza, têm maior chance de obter êxito.

E o que pode fazer aquele que não teve um bom aproveitamento em matemática, está às portas do ENEM, e quer tirar uma boa nota?

Vou contar a vocês a história de um ex-aluno  que sempre tirava a média ou abaixo da média em matemática. Ele se chamava Vinícius e era inteligente, porém lhe faltava vontade de estudar. O importante para o Vini era passar de ano e ele conseguia, às custas de recuperações e de um gás extra nos estudos no final do ano.

O Vinícius era capaz e poderia ter aprendido muito mais matemática em seus anos de escolaridade básica, mas ele nunca quis se esforçar, prestar mais atenção nas aulas e fazer as atividades propostas por seus professores.

Quando o Vini estava no início do 3º ano do Ensino Médio, ele se deu conta de que deveria fazer as provas do ENEM e essa era a chance de entrar no tão sonhado curso de Engenharia Civil.

O rapaz veio me procurar para ter aulas de matemática; ele queria ajuda extra para preparar-se para a prova de matemática do ENEM.

Eu não tinha como auxiliá-lo, porque meu tempo era escasso; além do mais, eu já o conhecia e sabia que a tarefa não seria nada fácil. Para não deixar o Vini na mão, indiquei-lhe um curso para o ENEM online, do qual já tinha ouvido falar bem.

O curso que eu indiquei para o Vini foiGênio da Matemática para ENEM e Vestibulares“! Ele aceitou meu conselho e adquiriu o curso.

O Vini começou a estudar e acompanhar o material e as aulas do curso. O garoto realmente estava empenhado porque até organizou uma rotina diária de estudos e estabeleceu como meta realizar todas as atividades propostas.

 

matematica_enem_genio

 

O tempo foi passando e, cada vez que eu encontrava o Vini, ele me falava do quanto estava aprendendo matemática e, melhor que isso, estava gostando e entendendo os conteúdos! Ele estava aprendendo como estudar para o ENEM!

Percebia, nas conversas com o garoto e nas perguntas que me fazia, algumas vezes, que ele falava coisa com coisa! Para minha surpresa, o Vini mostrava entendimento e conhecimento!

O tempo foi passando e o Vini estava firme e focado em seu objetivo de aprender matemática para conseguir uma boa pontuação na prova do ENEM. Estudava meia hora por dia e fazia todas as tarefas propostas.

Era inacreditável … o Vini aprendia em pouquíssimo tempo o que não tinha aprendido em anos! A cada nova etapa do curso, o otimismo e a vontade de vencer aumentavam!

Lá pelas tantas, fiquei muito curiosa para conhecer melhor o curso Gênio da Matemática para ENEM e Vestibulares. O que tinha de especial essa metodologia de ensino que estava trazendo resultados tão positivos ao Vinícius?

Foi então, que pedi para que o Vini me mostrasse o material do curso. Era hora de descobrir todos os segredos …

Assim que tive contato com o material, verifiquei que se tratava de um método realmente eficiente e completo, com muitos recursos para auxiliar o estudante:

  • vídeo-aulas,
  • centenas de exercícios propostos,
  • gabaritos e resolução de exercícios,
  • ENEM simulados,
  • questões do ENEM e de vestibulares com as respectivas resoluções
  • testes para verificar a a aprendizagem.
  • dicas para a prova do ENEM

Além de tudo isso, o estudante tem a possibilidade de acompanhar o seu desempenho nos simulados através de gráficos e de retomar os assuntos que foram pouco compreendidos.

O tempo dispendido na resolução dos exercícios é outro diferencial do curso, pois o aluno vai sendo capacitado para resolver as questões em poucos minutos!

Saber dosar o tempo na resolução das questões faz uma grande diferença no resultado final!

A didática de ensino também é memorável! Mesmo os estudantes com uma fraca base em matemática conseguem aprender porque o curso inicia pela matemática fundamental, ou seja, retoma os conteúdos que são a base do conhecimento matemático: frações, potenciação, radiciação, equações, etc.

Os estudantes que não possuem uma boa base matemática não conseguem aprender os conteúdos mais complexos pois esbarram nas lacunas de aprendizagem.

Há, no curso, uma retomada progressiva, em nível de complexidade, dos conteúdos. À medida em que a base vai se fortalecendo, a aprendizagem ocorre naturalmente, de forma sistemática.

Fiquei realmente maravilhada com a forma como o curso Gênio da Matemática para ENEM e Vestibulares foi estruturado.

Bem, o Vinícius fez o curso todo e não ficou apenas preparado para fazer a prova de matemática do ENEM, mas sim, para fazer qualquer prova de matemática de concursos públicos ou vestibulares. Ele estava dominando toda a matemática do ensino fundamental e médio!

O final da história? Sim, o Vini conseguiu boas notas nas provas do ENEM e conquistou excelente pontuação na prova de matemática. Hoje, ele está quase terminando o curso de Engenharia Civil em uma Universidade Pública.

Posso dizer, com certeza, que todos podem aprender matemática. Basta ter foco, dedicação e um bom professor e/ou material de estudo.

Essa foia a história do Vinícius. E a sua, qual vai ser?

Vai ser a história de um estudante esforçado, mas não que não sabe como estudar e não alcança seus objetivos?

Ou será a história de alguém que perde menos tempo estudando, porém do jeito correto e que vai garantir sua vaga em uma Universidade?

Se você escolheu a segunda opção, agora é a hora de agir!!!

http://geniodamatematica.com

Se você, como o Vinícius, quer conseguir boa pontuação na prova de matemática do ENEM ou de qualquer concurso, eu recomendo o curso Gênio da Matemática para ENEM e Vestibulares. É um investimento que, realmente, vale a pena!

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *