Olá professor! A tabuada deve ser decorada e sobre isso não há o que discutir, certo? Certíssimo! Também é certo que, antes da memorização, deve haver a construção das tabuadas para que os estudantes compreendam os significados das frases multiplicativas!
Neste texto, quero contar para você como ajudei meus filhos a memorizarem as tabuadas com música e como fazem muitos professores, já formados por mim em cursos de Pedagogia ou em cursos de curta duração, para promover, em sala de aula, a fixação das tabuadas.
Gosto de cantar e, por isso, tive a ideia de criar músicas para ensinar as tabuadas. Mas as melodias não são novas e desconhecidas, muito pelo contrário, são cantigas de roda bem populares e encontradas facilmente na internet. Na época em que comecei esse projeto, meu filho mais velho estava na primeira série do ensino fundamental; ele tinha 7 anos.
Meu interesse e motivação era criar algo novo para utilizar em minhas aulas da graduação e em cursos de formação para professores. Então inciei um processo de audição de diversas cantigas de roda para escolher, dentre tantas, aquelas que possibilitariam o encaixe das letras que estavam, de forma meio vaga, em minha cabeça.
Você pode adquirir o CD das Tabuadas Cantadas em Roda (envie email para [email protected]) ou adquirir os áudios em mp3 para baixar.
Após a escolha das músicas, debrucei-me sobre os textos e as rimas. Não foi nada fácil encaixar as frases multiplicativas das tabuadas e as letras, de forma geral, com as melodias. O processo foi um pouco demorado, porque era preciso encontrar as palavras certas para que as músicas ficassem fáceis de cantar, tivessem rimas e dessem conta de dizer o principal: as tabuadas. Para as letras de algumas músicas, tive a ajuda de uma colega professora. E aquelas músicas iam "pegando", sabe como? Elas ficavam em minha cabeça o tempo todo e eu as cantava em voz alta até que as tivesse decorado!
Bem, meu filho me ouvia cantarolando por todo o lugar e começou a se interessar pelas músicas. Sem que eu tivesse feito qualquer esforço, ele aprendeu todas as cantigas e, o melhor, as cantava com prazer! Quando eu percebi, o menino estava entoando as músicas da tabuada e, com 7 anos de idade, sabia todas elas de cor!
Nem preciso dizer que, na hora de aprender as tabuadas na escola, ele já as havia decorado, do 2 até o 9! E assim aconteceu, também, com meu filho mais novo! A professora ensinava a tabuada na escola e eu, em casa, ensinava as musiquinhas. Nunca precisei tomar a tabuada dos meninos e os dois sempre tiveram facilidade com os cálculos porque memorizaram as tabuadas de multiplicação!
Foi muito empolgante e, também, emocionante, constatar que as músicas das tabuadas auxiliaram meus próprios filhos! Vários professores que aprenderam as músicas comigo as utilizaram em sala de aula e também conseguiram ótimos resultados. As Tabuadas Cantadas em Roda funcionam de verdade! Então, publiquei, junto com uma colega professora, um artigo na Revista do Professor falando sobre como ensinar as tabuadas através de músicas e jogos e, também, as letras das cantigas. Para nossa grata surpresa recebemos uma infinidade de e-mails elogiando nosso trabalho e solicitando, nada mais, nada menos, que o áudio das músicas.
Já tinha percebido que quem tem afinidade com a música e "voz boa" para cantar entoa fácil as cantigas. Porém, para aqueles que não têm tantas habilidades musicais fica complicado. Nos cursos que ministrava, todos cantavam comigo e aprendiam porém, quando os professores voltavam à escola, tinham dificuldades em ensinar as músicas para seus alunos.
Nas formações com professores eu sempre ouvia a mesma pergunta: "Você tem o CD das músicas da tabuada?" E eu não tinha! Então, percebi que era algo a providenciar para deixar o projeto "Tabuadas Cantadas em Roda" redondinho.
O tempo foi passando e a gente sempre tem muitas coisas a fazer. Fui deixando de lado a ideia do áudio das músicas das tabuadas, embora a vontade de produzi-lo sempre existiu. Até que, a pouco tempo, decidi que era a hora.
Então, reuni algumas pessoas que me auxiliaram na empreitada e, finalmente produzi o CD! O CD das "Tabuadas Cantadas em Roda" traz as tabuadas cantadas do 2 até o 9, sendo que as melodias são cantigas de roda conhecidas. Cada música possui, também, a parte instrumental independente do vocal (play back), que dá uma força extra para a turma cantar as músicas. Algumas cantigas de roda escolhidas para esse trabalho são Marcha Soldado, A Dona Aranha, Polegares, Escravos de Jó, Samba Lelê e outras que, certamente, todos conhecem.
As paródias têm frases com rimas e contemplam as tabuadas de multiplicação do 2 ao 9. Apresento, no vídeo que segue, a Tabuada do 8 entoada ao som da melodia Samba Lelê: https://www.youtube.com/watch?v=o810sufN6Jc O material que produzi é acompanhado pelas letras das músicas, como não podia deixar de ser! Sou suspeita em falar, mas o trabalho ficou muito bom! E o melhor: realmente vai fazer a diferença na aprendizagem dos alunos. Segue abaixo um vídeo que mostra um pouquinho de cada música com as respectivas coreografias.
Eu também ministro a Oficina das Tabuadas Cantadas em que ensino gestos, percussão corporal e com instrumentos associadas às músicas, além de jogos bem legais para ajudar os alunos na fixação das tabuadas.
Preciso fazer um esclarecimento sobre as tabuadas de multiplicação. Antigamente ensinava-se a tabuada do 2, por exemplo, assim:
Escrevendo-se as tabuadas desta forma tem-se que o 2 é o multiplicador. Então, 2 x4, por exemplo, indica que é preciso fazer 4+4 para obter o resultado da multiplicação; o 4 é repetido duas vezes na soma e ele é o multiplicando. Da mesma forma tem-se:
2x1= 1+1 =2; 2x2=2+2=4; 2x3=3+3=6; 2x4=4+4=8; 2x5=5+5= 10; ....
Ocorre que essa forma de escrever a tabuada não vai ao encontro da lógica do pensamento. A tabuada do 2 é útil para memorizar resultados que vão aumentando de dois em dois então é mais lógico pensar em grupos de dois elementos cada sendo acrescidos (2+2+2+....).
É o 2 que deve ser repetido uma, duas, três, quatro, ..., várias vezes. O 2 deve ser o multiplicando e os números 1, 2, 3, 4, 5, ..., 10 são os multiplicadores. Assim:
1x2=2+0=2; 2x2=2+2=4; 3x2=2+2+2=6; 4x2=2+2+2+2=8; 5x2=2+2+2+2+2=10; ......
Perceba que é acrescido um grupo de dois elementos a cada nova frase da tabuada ao passo que, na forma antiga de apresentar a tabuada, são mantidos fixos dois grupos e aumentadas a quantidade de elementos de cada grupo.
Por isso, deve-se ensinar a tabuada assim:
e as músicas das tabuadas contemplam essa segunda forma de pensamento. Eu e você, professor(a), sabemos que o estudante que memoriza as tabuadas realiza os cálculos com destreza e aprende muito mais. Então, quero lhe convidar para conhecer as Tabuadas Cantadas em Roda.
Tenho certeza de que você vai gostar e aproveitar bastante este material em suas aulas! Até os pais poderão beneficiar seus filhos com o CD das Tabuadas Cantadas em Roda porque, como mencionei, a repetição das letras auxiliará na memorização tanto na escola, quanto em casa. As músicas das tabuadas ficarão na memória dos alunos e eles repetirão as letras muitas e muitas vezes! E por que não criar coreografias e fazer apresentações com as músicas das tabuadas? É uma ótima ideia!
Se você tiver interesse em adquirir o CD das Tabuadas Cantadas em Roda envie um email para [email protected].
Professor, ensine as músicas das tabuadas e, depois, compartilhe suas experiências aqui! Vou gostar muito de saber sua opinião a respeito. Desejo que faça um ótimo trabalho!
Referências
LORENZI, Regine M. P. L., CHIES, Roselice P. Tabuada: crianças aprendem a multiplicar cantando e jogando. Revista do Professor, Porto Alegre, n. 85, p. 22-23, jan./mar. 2006.
Mara
08/12/2017 10:35
Roselice
11/12/2017 13:14
DOMINGAS REIS
22/02/2018 16:07