Situações-problema para o 5º e 6º anos x Vídeos animados

E F - Anos Iniciais, E F - Anos Finais

Bordas arredondadas do menu

Para tornar mais interessantes as situações-problema envolvendo as operações com números naturais, no 5º e 6 anos do ensino fundamental, criei 10 histórias matemáticas que traduzem diferentes problemas e as transformei em vídeos animados.

Sim, isso mesmo! Ao invés de os alunos lerem os problemas no livro didático de matemática, eles vão assistir vídeos que mostram personagens e cenas em histórias curtas. Não tenho dúvida de que esta estratégia é muito interessante e envolvente; os estudantes ficarão curiosos e sentir-se-ão empolgados para resolver os desafios propostos nos vídeos.

Assista, abaixo, uma das 10 histórias:

A resolução deste desafio é a seguinte:

E aí, gostou? Imagine-se propondo aos estudantes vários problemas contados por meios de histórias em vídeos!

QUERO ADQUIRIR OS VÍDEOS ANIMADOS

Bem, minha intenção ao criar este recurso de ensino é dinamizar as aulas, engajar os alunos e tornar o ensino de matemática atrativo por meio das tecnologias. Para utilizar os vídeos em sala de aula basta providenciar um computador, um telão, caixinhas de som e um projetor.

Se você gostou desta proposta, pode adquirir um pacote contendo 10 vídeos animados. Cada vídeo tem em torno de 1 minuto de duração e é muito leve, podendo ser salvo no celular, computador, notebook ou tablet.

Além dos vídeos, você receberá um arquivo contendo a resolução detalhada de cada situação-problema e seu resultado. No arquivo a ser disponibilizado quando da aquisição do pacote você encontrará, também, sugestões de estratégias a serem utilizadas em sala de aula para explorar os vídeos.

Se você clicar aqui será direcionado a outra postagem em que compartilho duas estratégias que eu uso com meus alunos quando apresento a eles vídeos animados.

Deixe seu comentário sobre esta postagem, adoraria saber qual sua opinião a respeito desta ideia.

QUERO ADQUIRIR OS VÍDEOS ANIMADOS

Foto da autora do post - Roselice Parmegiani

Roselice Parmegiani

19/02/2022

0 comentários sobre este material



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar em contato WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais