VERIFIC: um jogo de correspondências

E F - Anos Iniciais, E F - Anos Finais, Ens. Médio

Bordas arredondadas do menu

O VERIFIC é um jogo de  correspondências bastante interessante e versátil e que foi inspirado no Veritek. Ele pode ser utilizado em todas os componentes curriculares e anos de ensino garantindo uma boa dose de diversão, autonomia e independência.

Conheci o Veritek há muito tempo e amei este jogo. Comprei várias unidades para usá-lo em minhas formações e sempre que o apresento, os professores ficam apaixonados por ele. Porém, o Veritek é um pouco caro, dependendo do material do qual ele é feito, normalmente madeira ou acrílico.

Então decidi criar o VERIFIC, que é uma versão modificada do Veritek, porém feito em papel. É muito fácil de confeccionar e o professor que quiser utilizar este recurso em sala de aula poderá solicitar que cada estudante construa o seu próprio jogo.

O vídeo que segue mostra os materiais necessários e todos os passos da construção do VERIFIC. Também apresenta duas atividades realizadas com o jogo.

BAIXE AQUI OS MOLDES PARA A CONSTRUÇÃO DO VERIFIC.

Material para cada aluno: Moldes do jogo, uma folha de desenho, cola, tesoura.

Como proceder:

1) Primeiramente cada estudante preparará o seu jogo conforme apresentado no vídeo.

2) Quando todos os estudantes estiverem com os seus jogos prontos, o professor proporá a ATIVIDADE MODELO 1 para explicar o funcionamento do mesmo (treino). A atividade modelo deverá estar projetada em um telão para facilitar o entendimento. Ela consiste em fazer corresponder a imagem à palavra que a descreve.

O estudante então deverá:

a)      Organizar o material, em sua classe, tal como segue.   

b) Tomar o quadrado solto de número 1 na mão e observar que, na ATIVIDADE MODELO, o 1 refere-se à imagem da VACA. Colocar o quadrado com o número 1 sobre o número 6, na tabelinha, já que a palavra “vaca” corresponde à imagem. A pintura colorida do quadrado deverá ficar à mostra (ver figura abaixo), sendo assim, o número do quadradinho solto cobrirá o número da tabelinha.

c) Tomar o quadrado solto de número 2 na mão e observar que, na ATIVIDADE MODELO, o 2 refere-se à imagem da OVELHA. Colocar o quadrado com o número 2 sobre o número 7, na tabelinha.

d) Tomar o quadrado solto de número 3 na mão e observar que, na ATIVIDADE MODELO, o 3 refere-se à imagem do COELHO. Colocar o quadrado com o número 3 sobre o número 8, na tabelinha.

e) Proceder desta forma até que todos os quadrados soltos sejam encaixados na tabelinha. 

A composição obtida com os triângulos, mostrada na imagem acima, é a chave de resposta do professor. 

Após, o professor poderá fazer outro exemplo com os estudantes utilizando a ATIVIDADE MODELO 2, cujo gabarito é a imagem que segue. 

É muito importante realizar o “treino” do jogo com os alunos utilizando a(s) atividade(s) modelo(s) para garantir que consigam ter bom entendimento do mesmo.

Para auxiliar o professor a organizar muitas atividades com o VERIFIC, preparei alguns gabaritos. Ao seguir as correspondências apresentadas no gabarito, nove imagens poderão ser formadas e facilitarão a correção por parte do docente.

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DOS GABARITOS 

Se você gostou desta ideia, aplique-a com seus alunos e depois envie um comentário contando como foi sua experiência.

Foto da autora do post - Roselice Parmegiani

Roselice Parmegiani

26/07/2022

0 comentários sobre este material



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar em contato WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais