Professor, surpreenda seus alunos com atividades estimulantes e prazerosas nas aulas de matemática!
Para lhe ajudar a quebrar a monotonia das aulas, engajar a turma e despertar o prazer em aprender matemática estou sempre criando e elaborando novas possibilidades e estratégias de ensino.
Nesta postagem vou detalhar o jogo OPERAÇÃO NAVAL que objetiva exercitar as 4 operações e é apropriado para o 4º e 5º anos do EF.
JOGO OPERAÇÃO NAVAL
Material para cada quarteto: tabelas e operações matemáticas, material para anotações, tesoura, lápis de cor, calculadora.
Como jogar:
1) Serão formados quartetos e cada um receberá o material. Os quartetos se organizarão em duas duplas e uma competirá contra a outra. As duplas sentarão uma de frente para a outra.
2) As duplas recortarão os retângulos contendo as operações, embaralharão e organizarão os mesmos em uma pilha com as faces voltadas para baixo.
3) Cada dupla tomará sua tabela do jogo (Meu Jogo - Minhas jogadas) e pintará, no quadriculado “MEU JOGO”, as quadrículas que representarão seus nove navios, sendo:
· 3 botes (1 quadradinho cada);
· 3 destroyers (2 quadradinhos cada);
· 3 submarinos (3 quadradinhos cada);
· 1 porta-aviões (4 quadradinhos cada)
4) Ao redor de cada navio deverá ter, no mínimo, um quadrado livre como exemplifica a imagem abaixo, sendo que um ou mais navios poderão fazer limites com as margens do quadriculado. Uma dupla não poderá mostrar para a outra o seu jogo e não será permitido trocar a posição dos navios durante o jogo.
5) As duplas decidirão no par ou ímpar aquela que iniciará. A dupla iniciante deverá virar a primeira operação da pilha e resolvê-la. A dupla adversária verificará se a resposta está correta (através da calculadora). Se a resposta estiver incorreta, a dupla iniciante passará a vez e a equação será colocada no final da pilha. Caso a solução esteja correta, a dupla iniciante descartará a operação e terá direito a fazer quatro disparos, ou seja, os estudantes falarão quatro posições do quadriculado em que possam estar os navios dos adversários como, por exemplo, (3,C), (9, J), (10, A) e (5,G). Os disparos feitos pela dupla iniciante serão anotados por ela no quadriculado “MINHAS JOGADAS”.
6) Após cada disparo, o adversário dirá ÁGUA se o tiro não atingir nenhum dos seus navios ou FOGO se atingir qualquer quadrícula de um de seus navios. Os oponentes deverão informar qual navio foi atingido, se for o caso.
7) Após, será a vez da dupla adversária fazer o mesmo, ou seja, tomar uma operação da pilha, resolvê-la e fazer os disparos caso a resposta encontrada esteja correta. Assim prosseguirá o jogo com as duplas revezando-se nas jogadas.
8) Um navio é afundado quando todos os quadradinhos que o formam forem atingidos e, neste caso, os jogadores deverão dizer “AFUNDADO”.
9) O jogo terminará quando todas as operações forem resolvidas ou após um tempo de jogo estipulado pelo professor. A dupla que tiver afundado maior quantidade de navios do adversário será a vencedora.
OBS: Caso uma dupla afunde todos os navios do oponente antes de se esgotar o tempo de jogo predeterminado ou antes que todas as equações tenham sido resolvidas, esta dupla será a vencedora.
Francisco Soares Alves
29/11/2022 12:24