Regra de três: problemas em vídeos

E F - Anos Finais

Bordas arredondadas do menu

Vamos usar a tecnologia a nosso favor em sala de aula? Neste post eu proponho a apresentação, aos estudantes, de situações-problema resolvidas por regra de três simples ou composta, em forma de vídeos animados.

Sempre em busca de alternativas para tornar as aulas de matemática mais dinâmicas e agradáveis, tive a ideia de transformar problemas comuns encontrados nos livros didáticos em histórias contadas através de vídeos curtos.

Você deve concordar comigo que, assistir a vídeos coloridos e animados, é muito mais interessante do que ler os problemas nos livros didáticos! Os vídeos convidam a garotada a resolver desafios que são apresentados através de um enredo e cenas muito bonitas e alegres.

Foi pensando nisso que criei 12 vídeos curtos, com cerca de 1 minuto de duração cada, para auxiliar na aprendizagem da regra de três. Seis vídeos envolvem problemas que são resolvidos por regra de 3 simples e outros 6,  por regra de três composta.

Se você quiser adquirir os vídeos, CLIQUE AQUI.

Então, ao abordar estes assuntos em sala de aula, o professor pode lançar mão desse recurso e dar uma turbinada na aula. Com um computador, projetor, telão e caixinhas de som, basta apresentar os vídeos na sala e desafiar a galera a utilizar os conhecimentos sobre regra de três para solucioná-los.

Você tem dúvidas de que essa é uma boa ideia? Então assista ao vídeo que segue.

CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR OS VÍDEOS

Ao adquirir este recurso de ensino você receberá, além dos 12 vídeos em mp4, um arquivo contendo as resoluções dos desafios e, também, sugestões de como explorá-los em sala de aula. Descrevo jogos e outras estratégias que farão muito sucesso com a garotada.

Os vídeos são muito leves e podem ser salvos no celular, tablet ou computador. Utilize-os várias vezes, em diferentes momentos, inclusive para fazer revisões e preparar a turma para as avaliações. Convide os alunos para resolverem os desafios no quadro, chame a atenção para as variáveis envolvidas e para as relações que devem ser estabelecidas entre elas.

Não tenho dúvida de que essa estratégia de ensino será muito bem aceita pela sua turma!

Foto da autora do post - Roselice Parmegiani

Roselice Parmegiani

19/07/2022

0 comentários sobre este material



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar em contato WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais