Ensinar potenciação e radiciação no 9º ano requer uma boa dose de paciência, já que são muitas propriedades, regras envolvendo as operações, formas de fazer simplificações, racionalizar denominadores e por aí vai.
Os estudantes, diga-se de passagem, geralmente desgostam destes conteúdos, especialmente dos radicais, pois é um tanto maçante estudá-los. E os professores, por sua vez, não cansam de buscar estratégias diferenciadas para abordar tais conteúdos e tornar as aulas mais agradáveis e interessantes.
Pois bem, como professora também senti isso na pele e me propus a criar atividades e jogos que pudessem fazer a diferença no ensino das potências e raízes.
Iniciei fazendo muitas pesquisas para buscar inspiração, mas encontrei muito pouco sobre o assunto na literatura existente ou na web. Mesmo assim, adaptando estratégias que já conhecia e utilizando novas possibilidades, consegui elaborar um e-book contendo 11 propostas para ensinar potenciação e radiciação no 9º ano do Ensino Fundamental.
CLIQUE AQUI para adquirir o e-book "POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO: Jogos e atividades para o 9º ano
Neste e-book há jogos/atividades que objetivam:
a) o cálculo mental de potências com expoentes naturais e raízes quadradas exatas;
b) a escrita de números em notação científica;
c) a resolução de operações utilizando as propriedades das potências;
d) a localização de raízes não exatas entre dois números inteiros;
e) a associação de raízes a potências de expoentes fracionários;
f) a resolução de operações com raízes;
g) a aplicação das propriedades dos radicais;
h) a racionalização de denominadores.
O jogo “4 em linha” é uma das propostas do e-book e busca desenvolver nos estudantes a habilidade de converter um radical a potência com expoente fracionário.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A TABELA DO JOGO
O professor entrega a tabela do jogo para cada dupla de estudantes e os jogadores decidem qual o símbolo irão utilizar para marcar suas jogadas: O ou X.
O primeiro a jogar deverá escolher uma raiz qualquer registrada na tabela e dizer qual é sua escolha em voz alta. Em seguida, deverá observar qual é a potência correspondente à raiz escolhida e também anunciá-la em voz alta. Se o jogador acertar, então ele deverá fazer sua marca (X ou O) tanto na raiz como na potência correspondente e, depois, passará a vez. Se não acertar, nada marcará e passará a vez.
O jogador seguinte fará o mesmo e assim prosseguirá o jogo com os jogadores alternando-se nas jogadas. Se algum jogador não tiver uma potência para marcar, ele passará a vez.
Cada jogador deverá concentrar toda a sua atenção para conseguir alinhar quatro marcas (X ou O) podendo as mesmas estarem em linha, coluna ou diagonal. Aquele que primeiro conseguir este feito será o vencedor.
Uma alternativa para não escrever diretamente na tabela do jogo é colocá-la dentro de um saquinho plástico transparente e fazer o registro das marcações com caneta de quadro branco. Ao final do jogo, a tabela é facilmente limpa com um pedaço de papel higiênico e já estará pronta para uma nova partida.
O jogo "4 em linha" certamente vai conciliar a alegria da brincadeira com a aprendizagem.
Quer adquirir o e-book "POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO: Jogos e atividades para o 9º ano? Então CLIQUE AQUI
Mauro de Almeida
07/07/2022 17:17