Plano cartesiano: Jogo caça monstrinhos

Nesta postagem vou compartilhar um jogo para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que vai auxiliá-los a desenvolverem a habilidade de localizar pontos no primeiro quadrante do plano cartesiano.

O jogo é bem simples, foi feito em um PowerPoint, e basta que o professor projete o slide do mesmo em um telão para iniciar a brincadeira. Primeiramente, a turma é dividida em 3 ou 4 equipes e combina-se, previamente, a quantidade de rodadas, por exemplo 10. Determina-se a primeira equipe a jogar e como será a ordem das equipes para as jogadas.

Em cada rodada um representante de cada equipe fará a jogada, ou seja, escolherá um par ordenado da tabela do jogo e dirá, em voz alta, qual é sua escolha. O professor, então, clicará na quadrícula correspondente e poderá aparecer um monstrinho.

Se o monstrinho for cor-de-rosa, a equipe fará 1 ponto; se for azul, a equipe fará 2 pontos e se o monstrinho for amarelo, a equipe fará 3 pontos. Porém, se a quadrícula estiver vazia a equipe não fará nenhum ponto.

As equipes vão revezando-se nas jogadas e, no final do número combinado de rodadas, vencerá aquela que somar maior quantidade de pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *