Jogos no ensino de álgebra

E F - Anos Finais

Bordas arredondadas do menu

Os professores há muito tempo me pedem para elaborar jogos e propostas dinâmicas para auxiliar no ensino de álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental. Afinal, estes conteúdos não são muito fáceis de serem trabalhados e os estudantes, normalmente, apresentam dificuldades para assimilá-los. Estou me referindo, especificamente, a monômios, polinômios, produtos notáveis e fatoração.

Então, dediquei algum tempo para elaborar atividades diferenciadas, que possam engajar os estudantes, tornar as aulas mais atrativas e interessantes. Foi um tanto trabalhoso, isso eu tenho que confessar. Pesquisei bastante em busca de inspiração, mas pouco ou nada encontrei.

O jeito foi colocar a mão na massa e usar toda a minha experiência, conhecimento e criatividade nesta tarefa. Desenvolvi dez jogos/atividades que, certamente, agradarão professores e alunos. 

As imagens abaixo mostram um pouco do que o e-book JOGOS NO ENSINO DE ÁLGEBRA contempla:

QUERO ADQUIRIR ESTE E-BOOK.

Todas as atividades do e-book são descritas de forma muito clara e didática. Os recursos para implementá-las são bem simples, apenas reprografias, dados, tesouras. Nós professores, temos pouco tempo para preparar jogos que necessitam de materiais diversificados ou demandam etapas de construção. Por isso, já penso antecipadamente em facilitar a vida do professor.

Há atividades que necessitam de celular para a leitura de QR codes. Os estudantes gostam de utilizar celulares em sala de aula e a maioria tem um. Então bastará unir o útil ao agradável. 

Vou presentear você que está lendo esta postagem com o JOGO FATORANDO, que faz parte deste e-book:

JOGO FATORANDO

Objetivo: Fatorar trinômios quadrados perfeitos e polinômios formados pela diferença de dois quadrados.

Material para cada dupla:  Tabela do jogo (clique aqui para baixar), dois lápis de cor em cores diferentes 

Como jogar:

1) Os alunos organizam-se em duplas e cada uma recebe o anexo. Os jogadores escolhem um lápis de cor para cada um.

2) O primeiro a jogar escolherá um polinômio à esquerda da tabela e dirá em, voz alta, qual é a fatoração do mesmo. Se acertar, poderá pintar dois hexágonos que contenham, em seu interior, os fatores anunciados e passará a vez. Se errar, nada pintará e passará a vez.

Por exemplo, o jogador A escolhe o polinômio x²+8x+16 e pinta os hexágonos que estão em cor cinza (ver figura abaixo). O jogador B escolhe  x²-4  e pinta os hexágonos em laranja (ver figura abaixo).

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA TABELA DESTE JOGO

3) Os jogadores vão revezando-se nas jogadas. 

4) Qualquer polinômio, à esquerda da tabela, poderá ser escolhido pelos jogadores uma ou mais vezes.

5) Em alguma jogada, caso haja apenas um dos fatores disponíveis, o jogador poderá pintar um único hexágono que contemple este fator.

6) O jogo terminará quando todos os hexágonos estiverem pintados e vencerá aquele que conseguir pintar maior quantidade de hexágonos.

CLIQUE AQUI PARA ADQURIR ESTES JOGOS

Uma outra versão do jogo poderá ser utilizada: os jogadores procederão como explicado acima e aquele que conseguir pintar 6 hexágonos ligados por, pelo menos, um lado comum é o vencedor. Por exemplo, a imagem abaixo mostra uma situação para esta proposta em que o vencedor é o jogador que pintou os hexágonos na cor laranja.

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA TABELA DESTE JOGO

Aplique este jogo com seus alunos e depois conte aqui como foi sua experiência.

Se você gostou desta postagem, compartilhe-a com seus amigos e colegas professores.

Foto da autora do post - Roselice Parmegiani

Roselice Parmegiani

08/07/2022

4 comentários sobre este material

Ana

10/07/2022 15:28

Parabéns pelo ótimo trabalho, com certeza nos será muito útil e muito obrigada por disponibilizar gratuitamente!! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙌🏻😍

Roselice

10/07/2022 15:59

Obrigada Ana! Espero que este recurso lhe auxilia no desenvolvimento de suas aulas. Caso você aplicar com seus alunos, adoraria saber como foi a experiência. Um grande abraço!

Luiz Afonso Barnewitz

10/07/2022 23:30

Olá. Tomei conhecimento - neste instante - dos teus jogos para o aprendizado da Álgebra. Vou poder ajudar meu sobrinho de oito com esse teu jogo. Obrigado.

Roselice

10/07/2022 23:50

Olá Luiz Afonso! Fico contente em saber que minhas postagens e ideias auxiliam, não só professores, mas também familiares dos estudantes engajados no processo de ensino-aprendizagem da matemática dos mesmos. O incentivo e apoio da família é fundamental! A atividade postada e as demais que estão contempladas no e-book Jogos no ensino de álgebra são indicadas para estudantes do 8º e 9º anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar em contato WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais