Você já pensou em utilizar jogos no ensino de geometria? Quero te contar, nesta postagem, que eu não só pensei como também elaborei 7 jogos bem interessantes envolvendo tópicos de geometria do 9º ano.
Se você ficou interessado, então não deixe de conferir esta postagem até o final.
Quem me acompanha sabe que eu adoro criar estratégias diferenciadas para dinamizar as aulas e tornar o ensino da matemática mais atrativo. Então, nestas últimas semanas me dediquei a elaborar jogos para fixar os seguintes conteúdos do 9º ano:
- Ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal;
- Teorema de Tales;
- Semelhança de triângulos;
- Teorema de Pitágoras;
- Arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos em uma circunferência.
Sinceramente, foi uma tarefa árdua, mas eu consegui!
Criei 7 jogos que vão dar aquela ajuda ao professor no preparo das aulas e, também, auxiliarão os estudantes na fixação e entendimento de tais objetos do conhecimento.
Os jogos são detalhados em um e-book que contempla a descrição de cada um, os moldes ou modelos de todas as tabelas e, também, as respostas de todos as atividades propostas.
Observe algumas imagens das propostas:
CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR O E-BOOK
Entre as explicações e exercícios, que tal quebrar a monotonia da aula com um jogo? Essa é uma das grandes vantagens da atividade lúdica: despertar o interesse dos estudantes, promover o debate e troca de ideias, oportunizar momentos de descontração nas aulas de matemática.
Quero compartilhar com você o primeiro jogo do e-book que é um BINGO.
BINGO
Objetivo: Reconhecer as relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
Material a ser utilizado pelo professor: Exercícios apresentados em um telão – Arquivo em pdf
Sugestão ao professor: caso não seja possível utilizar projetor e telão em sua escola, sugiro que você copie ou imprima os slides em folhas avulsas e vá afixando-as no quadro à medida em que os exercícios forem sendo apresentados. Também é possível copiar os exercícios no quadro.
Material para cada dupla ou trio: tabelinha do jogo
Como jogar:
1) Os alunos organizam-se em duplas ou quartetos e cada grupo receberá uma tabelinha.
2) O professor apresentará um exercício e os alunos deverão descobrir qual é o ângulo solicitado. Depois, irão verificar se este ângulo está registrado em sua tabelinha e, em caso afirmativo, deverão marcá-lo com um X.
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DOS MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS NO BINGO: TABELINHAS E EXERCÍCIOS
3) Assim prosseguirá o jogo, sendo os exercícios apresentados um a um.
4) O primeiro grupo que marcar todos os números de sua tabelinha deverá gritar BINGO e vencerá o jogo.
OBS:
a) Há 12 tabelinhas disponíveis para o BINGO, então poderão ser feitos, no máximo, 12 grupos de estudantes.
b) A ordem dos exercícios poderá ser alterada pelo professor e a atividade repetida várias vezes.
c) É possível que mais de um grupo vença o jogo, de acordo com a escolha da ordem dos exercícios.
Se você gostou deste jogo, aplique-o com sua turma e não esqueça de publicar o seu comentário contando como foi a experiência.
Genivaldo Pereira
10/09/2022 01:14
Roselice
11/09/2022 13:37