Fixando os fatos básicos da divisão

E F - Anos Iniciais

Bordas arredondadas do menu

Que tal utilizar jogos para auxiliar a criança a adquirir fluência em divisões por 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9? Pois quero te contar e mostrar as propostas que elaborei para este fim.

As imagens que apresento abaixo fazem parte de um recurso de ensino que objetiva desenvolver nos estudantes familiaridade com os fatos fundamentais da divisão para que sejam utilizados de maneira prática e ágil em cálculos mentais ou escritos.

São dez tabelas, ou seja, dez jogos que têm as mesmas regras e que relacionam divisões com os respectivos resultados. Para cada divisor, há uma tabela diferente, bem colorida, alegre e que, certamente, irá encantar os alunos.

CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR ESTE MATERIAL

Oito tabelas referem-se a divisões por um único divisor e as duas últimas, cujas imagens centrais são robôs, mesclam divisões por 2, 3, 4 e 5 ou 6, 7, 8 e 9.

O jogo é feito em duplas, cada uma recebe a tabela e cada jogador escolhe uma cor de lápis que irá usar no jogo. A tabela consiste numa trilha de divisões e em uma tabelinha de resultados.
Cada jogador, na sua vez, escolhe uma divisão e pinta a respectiva quadrícula. A resposta da divisão está no interior da tabela (tabelinha) e a correspondente quadrícula também deverá ser pintada pelo mesmo jogador.
Os jogadores vão se revezando nas jogadas e vencerá aquele que conseguir enfileirar quatro quadrículas de sua cor na tabelinha (vertical, horizontal ou diagonal). 

Assista um vídeo demonstrativo do jogo:

Pode-se colocar a tabela do jogo dentro de um saquinho plástico transparente e entregar para cada dupla uma caneta de quadro branco. Um dos jogadores marcará suas jogadas com o símbolo O e o outro com X. Após o jogo estar concluído, os jogadores limpam o saquinho plástico com um pedaço de guardanapo ou papel higiênico e o material fica imediatamente disponível para outra partida.

Gostou deste material? Então CLIQUE AQUI para adquiri-lo.

Faça download da tabela do jogo mostrado no vídeo clicando aqui.

Foto da autora do post - Roselice Parmegiani

Roselice Parmegiani

19/06/2022

0 comentários sobre este material



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar em contato WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais