Equações de 1º grau: jogos para facilitar a aprendizagem

E F - Anos Finais

Bordas arredondadas do menu

Procurando por jogos para exercitar as equações do 1º grau? Então não perca esta postagem e conheça minhas propostas.

Sempre em busca de alternativas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem da matemática, foquei nas últimas semanas em criar jogos para auxiliar na aprendizagem das equações do 1º grau.

Elaborei, então, 6 jogos que vão ser grandes aliados de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem deste assunto. Jogos e atividades lúdicas são sempre bem-vindos nas aulas e, quando se trata de matemática, nem se fala, pois eles mudam a rotina da classe e ajudam os estudantes na superação de obstáculos e traumas.

Os jogos por mim criados fazem parte do e-book EQUAÇÕES DO 1º GRAU: JOGOS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM. Neste material eu descrevo detalhadamente cada jogo, inclusive com imagens ilustrativas, e incluo as tabelas necessárias ao desenvolvimento das atividades. As propostas são muito fáceis de implementar com o mínimo de recursos materiais além das reprografias (apenas dados e peões/marcadores).

Quero que você conheça um dos jogos que fazem parte do e-book. É o JOGO CONECTA, que apresento em vídeo e, abaixo, o descrevo.

CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR O E-BOOK

JOGO CONECTA

Objetivo: Resolver equações do 1º grau com termos desconhecidos nos dois membros.

Material para cada dupla: TABELA DO JOGO, dois lápis de cor em cores diferentes, dado comum, peão (marcador).

Como jogar:

1) Serão formadas duplas e cada uma receberá o material. Os jogadores tomarão um lápis de cor para cada um e decidirão no par ou ímpar aquele que iniciará o jogo. 

2) O primeiro a jogar, deverá colocar seu peão em uma quadrícula qualquer que contenha uma equação. Em seguida, lançará o dado e andará com o peão, em sentido horário, a quantidade de quadrículas sorteada. Depois, resolverá a equação indicada pelo peão e pintará, com seu lápis de cor, o primeiro círculo (de baixo para cima) que estiver na coluna em que se encontra a resposta da equação. Ele pintará, também, a quadrícula da equação que resolveu e passará a vez.

Seja, por exemplo, a situação ilustrada na figura abaixo, em que o dado sorteou o número 3 e o jogador obteve resposta 4 para a equação sorteada. O jogador pintou o círculo rosa e pintou de rosa, também, a equação resolvida.

3) As equações propostas no jogo terão resultado 2, 4, 5 ou 7. Se um destes resultados não for encontrado, o jogador deverá refazer a resolução.

4) O jogador adversário, na sequência, lançará o dado e movimentará o peão a partir da quadrícula em que o mesmo foi deixado pelo colega. Ele procederá conforme explicado anteriormente.

Digamos, por exemplo, que o adversário tenha obtido 6 no dado, então a resposta encontrada para a equação sorteada é 4.

5) Assim prosseguirá o jogo, com os estudantes revezando-se nas jogadas.

6) Cada jogador pintará o primeiro círculo que estiver disponível, de baixo para cima, na coluna das respostas.

7) Se o peão parar em uma equação já sorteada (pintada), o jogador deverá movimentá-lo para a próxima equação que estiver livre (em sentido horário), ou seja, cuja quadrícula ainda não foi pintada.

8) O jogo finalizará quando um dos jogadores conseguir formar uma linha, coluna ou diagonal de TRÊS círculos pintados com sua cor e este jogador será o vencedor ou, ainda, quando todas as equações forem sorteadas.

Não tenho dúvidas de que este jogo vai empolgar os alunos e tornar a aula de matemática mais atraente e interessante.

Veja, abaixo uma imagem dos outros materiais que fazem parte do e-book EQUAÇÕES DO 1º GRAU: JOGOS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM.

Não perca a oportunidade! Adquira agora mesmo este e-book!

Foto da autora do post - Roselice Parmegiani

Roselice Parmegiani

11/10/2022

4 comentários sobre este material

Cilene

30/10/2022 11:19

Super criativo, amei a ideia. Difícil encontrar jogos para o fundamental 2 top parabéns!

Roselice

30/10/2022 12:53

Olá Cileide! Muito obrigada! Você tem toda a razão, há poucas fontes de consulta que compartilhem jogos para este público. Por isso estou me empenhando nisso e pretendo desenvolver muitas e criativas opções em atividades matemáticas para os professores de todos os anos do ensino básico. Grata por deixar o seu comentário.

Luiza Aparecida Velasquez

10/11/2022 14:41

Muito bons!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar em contato WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais