Dobro, triplo, metade e terça parte

E F - Anos Iniciais

Bordas arredondadas do menu

No segundo ano, conforme orienta a BNCC, as crianças devem desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com suporte de imagens e material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

Que atividades pode o professor promover para desenvolver tal habilidade? Pois eu vou dar algumas sugestões nesta postagem.

É interessante introduzir as noções de dobro e triplo a partir de uma conversa com as crianças sobre qual o significado de dobrar ou triplicar uma quantidade.

A partir dos conhecimentos prévios da turma, o professor enfatiza que calcular duas vezes a mesma quantidade significa tomar o dobro dela. Já calcular três vezes uma determinada quantidade significa tomar o triplo da mesma.

Uma proposta bem legal para fixar a ideia de dobro e triplo consiste em utilizar tintas e dobraduras de papel.

Dobro

Para o dobro, dobram-se várias folhas de papel ao meio e colocam-se pingos de tinta em uma das metades. Depois, basta dobrar a folha no vinco feito, pressionando as partes, para que a outra metade fique marcada (carimbada).

Se as crianças estiverem em pequenos grupos, cada grupo poderá encontrar o dobro de diferentes quantidades utilizando esta estratégia. Depois, os grupinhos socializam as descobertas com a turma toda. Por fim, os alunos fazem os registros no caderno (desenhos e frases matemáticas).

Triplo

Para o triplo, vamos realizar uma atividade bem similar. Agora várias folhas serão dobradas em três partes, tal como mostra a imagem abaixo:

Imagem extraída de https://pt.wikihow.com/

Os pingos de tinta serão colocados na parte central da folha e, depois, cada uma das duas partes restantes, por sua vez, será pressionada na parte central.

Após, basta deixar as crianças se divertirem com as tintas e dobraduras para encontrar o triplo de 2, 3, 4, 5, etc.

Aproveitando as dobraduras e pinturas feitas, em outro momento, o professor vai abordar as noções de metade e terça parte.

Metade

Primeiramente o professor tomará as dobraduras nas quais, anteriormente,  foram obtidos os dobros de diferentes quantidades (ver imagem abaixo). Ao escolher uma delas, questionará de que forma pode-se obter a metade da quantidade mostrada.

Em seguida, dobrará a folha ao meio escondendo uma das partes e as crianças observarão que restou a metade da quantidade mostrada inicialmente.

A turminha fará registros da descoberta e explorará outras dobraduras do mesmo tipo, fazendo os respectivos desenhos e anotações no caderno

Terça parte

A explicação dada acima poderá ser utilizada para encontrar a terça-parte de determinadas quantidades. Agora, basta tomar as dobraduras obtidas anteriormente para encontrar a terça parte de uma quantidade.

Após a análise da folha aberta, esconde-se duas das três partes, dobrando-as para trás,  para encontrar a terça parte da quantidade apresentada.

Gostou das ideias desta postagem? Então não deixa de conferir o jogo DOBRO OU TRIPLO.

Foto da autora do post - Roselice Parmegiani

Roselice Parmegiani

29/07/2022

0 comentários sobre este material



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar em contato WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais