Sistemas de equações do 1º grau x Vídeos animados

E F - Anos Finais

Bordas arredondadas do menu

Resolvi transformar problemas associados a sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas em vídeos animados. Cada vídeo, que dura em torno de 1 minuto, conta uma história, que é o problema em questão, a partir de um enredo e personagens. O estudante, então, deve resolver o desafio apresentado na história utilizando os sistemas.

É um forma diferente de apresentar situações-problema aos estudantes! Essa proposta objetiva tornar mais interessante, instigante e significativo o estudo dos sistemas de equações do 1º grau que é trabalhado no 8º ano.

Para elaborar os vídeos animados primeiramente escolhi um software de criação e aprendi a trabalhar com ele. Depois, examinei os problemas apresentados em vários livros didáticos e fui criando as cenas, uma a uma, a partir dos personagens e cenários que foram disponibilizados pelo software.

Veja o vídeo abaixo que mostra uma das histórias:

Veja, abaixo, a resolução deste problema:

Para utilizar os vídeos em sala de aula basta apresentá-los à turma a partir de um computador, projetor e telão.

Se você gostou desta proposta, pode adquirir um pacote contendo 10 vídeos animados. Cada vídeo, como já mencionei, tem em torno de 1 minuto de duração e é muito leve, podendo ser salvo no celular, computador, notebook ou tablet. Além dos vídeos, você receberá um arquivo contendo a resolução detalhada de cada situação-problema e seu resultado. No arquivo a ser disponibilizado quando da aquisição do pacote você encontrará, também, sugestões de estratégias a serem utilizadas em sala de aula para explorar os vídeos.

Uma das estratégias que gosto de utilizar quando trabalho com os vídeos em sala de aula é uma disputa entre equipes (os alunos já aprenderam a resolver os sistemas de equações). Primeiramente eu divido a turma em duas grandes equipes. Os participantes de cada equipe reúnem-se em grupinhos (trios ou quartetos) e cada uma é composta da mesma quantidade de grupinhos:

Em seguida, apresento o primeiro vídeo três ou quatro vezes e dou um tempo para que cada grupinho discuta e resolva o problema apresentado.

Depois que todos resolveram o problema, circulo pelos grupos para verificar a resolução e a resposta obtida. Cada grupinho que fez corretamente a resolução recebe um ponto e os pontos de cada equipe são computados conforme os acertos dos grupinhos. Por exemplo, se três grupinhos da equipe A e dois grupinhos da equipe B resolveram corretamente a primeira situação-problema apresentada, a equipe A recebe 3 pontos e a equipe B, 2 pontos.

CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR OS VÍDEOS ANIMADOS

Em seguida, convido um ou mais grupinhos para resolverem o problema no quadro e abro uma discussão com toda a turma para que comparem as estratégias utilizadas, apontem as semelhanças e diferenças, validem (ou não) as resoluções apresentadas pelos colegas. Eu faço intervenções e questionamentos para enriquecer esse momento de troca.

Depois apresento os demais vídeos e procedo da forma explicada acima. No final, ganha a equipe que consegue maior quantidade de pontos.

Costumo utilizar esta estratégia em dois dias diferentes, já que apresento 5 vídeos em cada um dos dias para que a atividade não fique muito longa e cansativa.

Passado algum um tempo, apresento os vídeos novamente e os alunos são convidados a resolver os mesmos problemas. Então, observo como eles procedem numa segunda oportunidade de resolução das mesmas situações-problema, verifico se conseguem utilizar as estratégias discutidas na primeira oportunidade, se compreenderam as formas resolutivas ou se ainda apresentam dúvidas e dificuldades.

Outra proposta que costumo fazer às turmas após a exploração dos vídeos é a criação de histórias em quadrinhos. Os alunos podem utilizar enredos semelhantes aos apresentados nos vídeos ou criarem os seus próprios sendo válido, inclusive, buscar inspiração nos problemas do livro didático. Quando as histórias em quadrinhos estão prontas, promovo trocas entre os alunos e convido a turma a resolver os problemas criados pelos colegas.

Acredito que a aliar os vídeos animados à resolução de sistemas de equações do 1º grau é uma proposta que dá super certo pois prende a atenção do estudante, aguça sua curiosidade e o estimula a estudar o assunto. CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR OS VÍDEOS ANIMADOS

Foto da autora do post - Roselice Parmegiani

Roselice Parmegiani

15/02/2022

2 comentários sobre este material

Joselyto Barros de Aguiar

25/06/2022 12:06

Muito bom esse material! Show.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar em contato WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais