Muitas atividades e jogos para a pré-escola

Pensando em auxiliar o professor da Educação Infantil a propor diferentes e interessantes atividades matemáticas aos seus alunos, eu organizei uma útil apostila que traz mais de 50 atividades e jogos utilizando diferentes materiais e estratégias.

Com o dia-a-dia corrido que todos nós levamos, facilita muito contar com um material estruturado para preparar e organizar as aulas. Além disso, se este material aproveitar os recursos pedagógicos que normalmente as escolas dispõem, é mais um ponto a favor.

Pois são estes, exatamente, os meus objetivos ao criar a apostila “Brincando e aprendendo matemática na Pré-escola“.

Clique aqui para adquirir a apostila

Esta apostila conta com 70 páginas em que detalho mais de 50 atividades diferentes e disponibilizo, também, todos os moldes sugeridos.

Começo mostrando atividades com blocos lógicos. Será que sabemos explorar suficientemente este material? Minha experiência na formação de professores me mostra que não.

Dá para fazer muito com este riquíssimo material e cujas atividades possibilitam o desenvolvimento de habilidades de classificação, sequenciação, comparação, quantificação, dentre outras.

Palitos de picolé são também um ótimo, simples e barato recurso e com eles podemos explorar a conservação de quantidade, contagem, quantificação, adição, subtração. Na apostila, detalho atividades muito criativas com palitos de picolé.

As formas geométricas não poderiam ficar de fora e também são contempladas em diferentes atividades descritas na apostila.

A grande cereja do bolo, contudo, está nas propostas integradas à Literatura Infantil. As crianças adoram histórias e vários contextos da literatura possibilitam um engajamento matemático fabuloso.

Integrados à literatura Infantil há jogos matemáticos, atividades que exploram medidas, construção de gráficos, quantificação, contagem, …

Veja, nas imagens abaixo, um pouco do que há na apostila:

Uma riqueza de possibilidades difícil de encontrar em um só lugar!

Clique aqui para adquirir a apostila.

Enfatizo que os modelos e moldes de tudo o que é sugerido fazem parte da apostila também. Aliás, estes moldes já estão formatados para serem reprografados e irem direto para a sala de aula. Tudo é muito simples e de fácil aquisição.

Para você, que chegou a esta página, pois está em busca de sugestões de atividades matemáticas diferenciadas para a pré-escola, vou disponibilizar o jogo “Lá vem a pulga” que é uma das atividades criadas por mim para o Livro “A casa sonolenta” de de Audrey Wood e Don Wood, Editora Ática, e que consta da apostila “Brincando e aprendendo matemática na Pré-escola”.

Para este jogo você vai precisar dos materiais mostrados na imagem abaixo:

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR GRATUITAMENTE OS MATERIAIS PARA ESTE JOGO.

ACESSE ESTE LINK PARA ASSISTIR UM VÍDEO QUE MOSTRA O JOGO NA PRÁTICA: https://www.youtube.com/watch?v=13wrHOtm8LQ

As regras do jogo são as seguintes:

A turma é organizada em trios e todos sentam no chão em uma rodinha, cada trio recebe uma trilha e os personagens. Os personagens são embaralhados e espalhados no chão, em frente ao grupinho. A tira fica próxima dos personagens.

Um aluno de cada trio, na sua vez, joga o dado que dirá qual o número do personagem que ele deverá colocar sobre a trilha. Assim prossegue o jogo, com o dado sendo revezado entre os grupinhos.

Se o dado sortear a pulga, o trio deverá trocar sua trilha, tal como ela está (com os personagens que nela estão colocados e os demais personagens que estão fora dela) com o grupo que estiver à sua direita. As trocas são feitas e o jogo prossegue.

É importante  que os materiais sejam impressos em folhas de ofício coloridas pois, assim, ficará mais fácil identificar os conjuntos (trilha e personagens) na hora de fazer as trocas.

Vence o jogo o trio que primeiro completar sua trilha. O grupo vencedor sai da jogada e os demais continuam até que todos completem a trilha.

Professor, não deixe aplicar este jogo. Seus alunos vão amar!

Minha formação em matemática, numa atuação de mais de 30 anos no magistério e na formação e preparação de professores, me propiciam embasamento teórico e prático para elaborar propostas como esta que, não tenho dúvida, auxiliarão o professor em sala de aula e encantarão as crianças.

Não se surpreenda se a criançada se apaixonar pela matemática!!!

Clique aqui para adquirir a apostila

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *