Calendário interativo para os anos iniciais
01/10/2025
Aprenda a construir e explorar o calendário com a turma de forma atrativa e inteligente, desenvolvendo noções de medidas de tempo e interpretação de dados.
Se você quer ideias para aliar o ensino da matemática à literatura infantil, vou compartilhar nesta postagem algumas atividades que elaborei a partir do livro "O coelho teimoso" de Elza Sallut, editora Moderna.
Nesta história, a fábula da lebre e da tartaruga tem uma nova e divertida versão: o coelho e a tartaruga apostam uma corrida e, novamente a tartaruga vence. Desta vez, os animais da floresta arquitetaram um plano para que o coelho perdesse a corrida. Várias tartarugas idênticas se revezaram durante a corrida sem que o coelho percebesse, aparecendo sempre uma tartaruga diferente na frente dele em vários pontos do caminho. No final, após ter que pagar sorvete para todos os animais da floresta, o coelho descobriu que foi enganado e riu muito da brincadeira.

Após a leitura da história, conversas com a turminha e questionamentos buscando o entendimento da mesma e as lições que ela nos traz são fundamentais. As crianças devem recontar a história buscando relatar os fatos na ordem em que ocorreram e opinar sobre a atitude dos personagens. Foi correto o que as tartarugas planejaram? Se não houvesse o plano, a tartaruga teria chance de vencer a corrida?
As atividades que elaborei para esta história seguem abaixo e permitem abordar noções tempo, velocidade, correspondência termo a termo, contagem, quantificação, adição, subtração, representação gráfica, dentre outras.
Material para cada dupla: uma tabela da corrida, dois marcadores, dado (1, 2, 3, 1, 2, 3)
As crianças organizam-se em duplas e cada uma recebe o material. As crianças decidem com qual animal cada um vai competir e escolhem um marcador para cada um. O primeiro a jogar lança o dado para descobrir quantas quadrículas irá percorrer em sua trilha e desloca seu marcador de acordo com a quantidade sorteada pelo dado. O outro jogador faz o mesmo e assim prossegue o jogo. Vence aquele que primeiro ultrapassar a linha de chegada.
Pode-se propor o jogo outras vezes sendo que cada jogador deverá preencher as quadrículas do percurso com bolinhas de papel amassado. Outra possibilidade é solicitar que as crianças pintem (ou façam x) os espaços percorridos em cada rodada.
Em momentos posteriores, várias situações-problema podem ser articuladas a partir da atividade, tais como:

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DESTA TABELA.
O professor propõe que as crianças façam um desenho da Atividade 1, mostrando como era o percurso, qual a posição do coelho e da tartaruga na corrida feita com o colega.
De acordo com Kátia Smole no livro "A matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas", o registro de uma atividade através do desenho dá ao professor pistas sobre as percepções de cada criança e permite uma maior reflexão do aluno sobre o que ele realizou. O professor, através do desenho, pode verificar o que o aluno observou, as relações que estabeleceu, sua memória do fato ocorrido e se ele se apropriou dos aspectos mais relevantes relacionados aos objetivos de aprendizagem pensados para a atividade..
Segundo a autora, "o espaço do desenho é uma conquista progressiva e seu processo é longo". A evolução das formas de representação tem relação com o ganho de habilidade motora e com o amadurecimento da criança. A criança que tem muitas oportunidade para desenhar vai explorar maior quantidade de grafismos.
É importante, também, propiciar na turma momentos de trocas entre as crianças, incentivando conversas e "leituras" dos desenhos produzidos.
Quais animais são rápidos? Quais animais são lentos? O professor estabelece um diálogo com a turma sobre a velocidade dos animais.
Depois a turma procurará figuras de animais em revistas. As figuras serão recortadas para a montagem de um painel coletivo em que os animais serão classificados em dois grupos: os lentos e os velozes.

O professor provoca a turma para que cada criança escolha um animal que gostaria de ser em uma corrida (pode ser qualquer animal). Cada uma explica à turma porque escolheu determinado animal, quais as características do bicho escolhido, onde ele vive, se o animal é rápido ou lento, etc. Enquanto isso, o professor faz questionamentos e um levantamento de dados no quadro sobre os animais e a quantidade de crianças que escolheu cada um..
Em seguida, propõe a construção de um gráfico mostrando a quantidade de escolhas para cada animal (no modelo abaixo, os alunos completam a escala do gráfico com os números faltantes):

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DO MODELO ACIMA.
Material: apito, relógio analógico, celular com cronômetro
O professor mostra um relógio analógico à turma e explica a função dos ponteiros. Chama a atenção para o ponteiro dos segundos e convida a turma a contar alguns segundos em coro e, depois, a ficar em silêncio por um 10 segundos.
Num outro momento, propõe uma brincadeira: as crianças ficam sentadas em silêncio e, a partir de um apito inicial, deverão erguer o dedo quando acharem que se passou 10 segundos. Esta ação é repetida várias vezes. O professor assopra o apito a cada 10 segundos.

O professor irá estipular uma curta distância no pátio da escola e irá desenhar uma linha de saída e outra de chegada para demarcar o início e o fim da corrida. Uma criança de cada vez, irá percorrer a distância preestabelecida e um cronômetro vai marcar o tempo de cada um. Ao finalizar a corrida, cada criança deverá anotar em um bilhete o tempo que levou no percurso.

Depois que todos correram é hora de voltar para a sala de aula, comparar os tempos e verificar quem foram os mais rápidos da turma. O professor anota no quadro os tempos de cada criança e, junto com a turma organiza uma sequência decrescente dos tempos. A ordenação dos 5 ou 6 primeiros colocados vai auxiliar a criança a compreender a função dos números ordinais.
Para finalizar, cada criança faz um desenho da atividade e registra o seu tempo na corrida.
Material: um caderno ou livro qualquer para cada criança
O professor convidará a turma para a corrida das tartarugas. Para isso, estenderá um tapete na sala de aula e marcará uma linha de saída e outra de chegada. As crianças deverão colocar o caderno ou o livro nas costas, como se fosse a carapaça da tartaruga, e engatinhar imitando tartarugas do início ao fim do percurso.

O livro ou o caderno não poderão cair e, caso caia, a tartaruga deverá reiniciar o percurso. Os três primeiros que chegarem ao final da trilha serão os vencedores.
No final do jogo as crianças conversam sobre o que é fácil e o que é difícil na brincadeira e fazem um desenho sobre a mesma.
Outros materiais podem ser testados para a carapaça para dificultar a brincadeira quando a mesma for repetida.
O professor mostra uma posição corporal e a turma o imita. Quem conseguir manter a posição por mais tempo é o vencedor.
Algumas posições podem ser as seguintes:

Material: tabela da corrida, dado (1,2,3,1,2,3), marcadores
As crianças formam trios ou quartetos e cada grupo recebe o material, sendo um marcador para cada jogador. Todos os marcadores são colocados na posição de saída. Cada jogador, na sua vez, lança o dado e anda na pista a quantidade de quadrículas sorteada. Se o jogador parar numa quadrícula que tem o coelho deverá voltar duas quadrículas e se parar nas casas onde tem a tartaruga deverá avançar duas. Vence aquele que primeiro ultrapassar a linha de chegada.

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOADA DA TABELA.
Que tal envolver a musicalização nas propostas de trabalho com o livro "O coelho teimoso"?
Os vídeos abaixo mostram uma brincadeira para uma música que fala sobre tartaruga e outros animais e explora movimentos rápidos e lentos. Um objeto (ou mais de um) é colocado sobre um grande pano que vai sendo movimentado ao som da música. O(s) objeto(s) não pode(m) cair no chão.
Esta música vai ser a cereja do bolo neste pacote de atividades!
Exploring time in kindergarten. Disponível em: Acesso em 19 out. 2020
SMOLE, Kátia C. Stocco. A Matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SALLUT, Elza. O coelho teimoso. São Paulo: Moderna, 2004.
01/10/2025
Aprenda a construir e explorar o calendário com a turma de forma atrativa e inteligente, desenvolvendo noções de medidas de tempo e interpretação de dados.
14/05/2024
Calcular medidas de posição e dispersão a partir de dados coletados na própria turma e que são oriundos de atividades práticas e diferenciadas certamente será muito mais significativo para os estudantes. Conheça propostas inéditas para ensinar estatística nos anos finais do EF e no ensino médio.
12/02/2024
Para auxiliar o professor no preparo de aulas envolvendo o sistema monetário, elaborei um e-book que contempla 18 jogos e atividades dinâmicas e atrativas, direcionados aos estudantes do 1º ao 5º anos do ensino fundamental.
Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais
Isabel da Silva Santos
14/07/2022 00:54
Roselice
14/07/2022 15:05