Matemática e literatura infantil: um amor de confusão

Gosto muito de criar atividades matemáticas a partir da Literatura Infantil! Neste post vou mostrar e explicar diferentes propostas que elaborei para o livro “Um amor de Confusão” de Dulce Rangel, editora Moderna.

As atividades descritas abaixo objetivam desenvolver habilidades básicas do pensamento lógico matemático, tais como, comparação, correspondência termo a termo, conservação de quantidade e, também, contagem, quantificação, noções de adição e subtração.

O livro UM AMOR DE CONFUSÃO conta a história de uma galinha que, após botar um ovo, saiu para passear e encontrou outros ovos. À medida em que os encontrava, Dona galinha ia colocando todos os ovos em seu ninho até juntar 10. Ela chocou todos os ovos e quando eles se abriram diferentes bichos deles saíram: pato, ganso, perdiz e até um jacaré.

Após a leitura do livro e uma prolongada conversa e questionamentos a respeito da história, o professor pode propor as seguintes atividades:

UM AMOR DE CONFUSÃO

Atividade 1: ovos, ninhos e bichinhos

Material: 10 ovos, um ninho, 10 bichinhos, um pratinho de papelão ou plástico, um dado com as quantidades (1, 2, 3, 1, 2, 3)

Cada criança recebe o ninho, os ovinhos e os bichinhos; os ovinhos devem ser colocados no ninho e os bichinhos ficam arrumados no prato de papelão. Cada uma, na sua vez, joga o dado que vai indicar quantos bichinhos irão nascer. Então, a criança tira os ovinhos do ninho, escolhe o(s) bichinho(s) do seu prato, conforme o sorteio do dado, e coloca-o(s) próximo(s) do ninho mostrando que eles nasceram. Os ovos retirados do ninho são colocados de lado (ou no prato). Os alunos revezam-se para jogar.

Se, quase no final do jogo, uma criança tiver apenas dois ovos no ninho e o dado sortear 3, por exemplo, então ela passa a vez.Ganha aquele que primeiro tirar todos os ovinhos do seu ninho e trocá-los pelos bichinhos.

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DOS MOLDES ACIMA.

Aproveitando este material, o professor pode propor diversas situações problema sob forma de questionamentos; a turma descobre a resposta a partir da manipulação do material. Por exemplo:

  • A Galinha tinha um ovo e encontrou outros dois ovos. Com quantos ovos ela ficou?
  • Se a Galinha tinha em seu ninho 5 ovos e encontrou mais 3, qual a quantidade de ovos que ela juntou?
  • Se a galinha tinha 8 ovinhos no ninho, quantos ovinhos ainda ela teria que encontrar para juntar 10?
  • Nasceram 4 bichinhos e, logo em seguida, nasceram outros dois, quantos bichinhos ao todo nasceram até este momento?

Atividade 2: Comprando animais

Material: tabela do jogo, dado de quantidades (1, 2, 3, 1, 2, 3), moedas, bichinhos da atividade anterior, dois pratos pequenos de papelão ou plástico para cada equipe, marcadores (um para cada equipe).

As crianças reúnem-se em trios ou quartetos e farão um jogo entre equipes. Cada equipe escolhe um marcador, toma os 10 bichinhos e organiza-os num pratinho. O professor solicita que cada equipe tome para si o mesmo tanto de moedas que os dedos de quatro mãos (20 moedas). As moedas devem ser colocadas no outro prato.

O professor apresenta a tabela do jogo à turma e as regras: um jogador de cada equipe, na sua vez, joga o dado que dirá a quantidade de casas que deverá avançar na trilha da tabela com seu marcador. Se o jogador parar numa casa em que há um animal, ele deverá comprá-lo, pagando a quantidade de moedas mostrada na tabela. O jogador, então, toma as moedas, pega o animal e deposita no prato em que estão os animais a(s) moeda(s) do pagamento. Depois, passa a vez para o colega de outra equipe que fará o mesmo.

Assim prossegue o jogo e ganha a equipe que, ao término do jogo, sobrar a menor quantidade de moedas em seu prato.

Esta atividade foi inspirada no jogo “Comprando animais para o zoológico” de autoria de Ana Cristina Rangel.

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA TABELA DO JOGO.

Atividade 3: Carimbando ovinhos

Material: tabela da atividade, tintas têmpera, lápis com borracha na ponta

Cada criança receberá uma tabela e o professor fará um bingo: a cada número sorteado deverá ser carimbado, no ninho correspondente, a quantidade de ovinhos indicada. Para carimbar, os alunos irão molhar a borracha do lápis na tinta e pressioná-la na tabela.

No final, todas as crianças terão seus ninhos carimbados com quantidades de ovos variando de 1 a 10 nos respectivos ninhos.

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DESTA TABELA

 

Referências Bibliográficas

RANGEL, Ana Cristina S. Notas de Aula. Especialização em Matemática. São Leopoldo: UNISINOS, 1996.

RANGEL, Dulce. Um amor de confusão. São Paulo: Moderna, 1994.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *