Jogos com números inteiros

E F - Anos Finais

Bordas arredondadas do menu

Que os jogos trazem benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, todos nós sabemos! Sabemos, também, que é uma ajuda e tanto para o professor encontrar jogos interessantes, criativos e eficientes num único lugar. Por este motivo, elaborei o e-book Jogos: Números Inteiros, que está disponível na minha lojinha. Leia mais para conferir quantas jogos bacanas eu reuni neste material!

Neste e-book há 13 jogos muito interessantes:

Clique aqui se quiser adquirir este e-book.

Há jogos introdutórios, que utilizam fichas coloridas e cartinhas, que estão associados à ideia de perda/ganho ou débito/crédito, e objetivam auxiliar os estudantes na compreensão dos números inteiros, além de lhes propiciar o desenvolvimento de habilidades de cálculo com esses números.

A comparação e ordenação de inteiros, bem como a construção da reta numérica são contemplados em jogos com dados e cartas confeccionadas rapidamente pelos próprios alunos com simples recorte e dobradura de folhas reutilizadas.

A praticidade está presente em todos os materiais que desenvolvo, e neste também! Além da descrição detalhada e clara de cada atividade, os modelos de tabelas ou tabuleiros estão contemplados nos anexos do e-book em tamanho ideal para serem utilizados em sala de aula. Basta apenas fazer as cópias e imediatamente podem ser aplicados.

Jogos muito elaborados e que necessitam de construção antecipada e diferentes materiais, por vezes, se tornam um empecilho para o professor que, normalmente, não dispõe de muito tempo para prepará-los.

O jogo "Jaca vai e vem" contempla a adição e subtração de inteiros e, certamente vai divertir a galerinha e promover muitas aprendizagens. A tabela do jogo tem quase 50 cm de comprimento e é feita com a colagem de duas folhas A4 que devem ser reprografadas a partir dos modelos em anexo no e-book.

O jogo "Congelado" também explora a adição e subtração de números inteiros e, ainda, os números opostos ou simétricos. Os peões movimentam-se sobre o termômetro a partir da jogada de dados. Porém, o jogador que atingir uma temperatura muito baixa vai ficar congelado e deverá sair do jogo. 

Somar cartinhas para encontrar resultado zero no Jogo Soma Zero certamente vai desafiar os estudantes e colaborará para que desenvolvam estratégias de resolução de problemas. 

Outros jogos envolvendo cartas e cronômetro de celular são propostos para auxiliar os alunos na construção das regras dos sinais na adição algébrica de números inteiros.

Clique aqui se quiser adquirir este e-book.

E que tal alguns jogos para fixar as regras da multiplicação e divisão de inteiros? Tem também estes jogos no material!

Por último, o Jogo "Número Alvo" busca exercitar a resolução de expressões numéricas contendo números positivos e negativos.

Bem, são 13 jogos no total detalhados em 32 páginas e, se bem utilizados e explorados, muito contribuirão com a aprendizagem dos alunos do 7º ano. Adquira o e-book Jogos: Números Inteiros e vivencie essa experiência com sua turma!

Clique aqui se quiser adquirir este e-book.

Foto da autora do post - Roselice Parmegiani

Roselice Parmegiani

24/12/2021

0 comentários sobre este material



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar em contato WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais