Jogo de divisão feito com material reciclável

Neste post vou compartilhar um jogo, construído com material reciclável, e que objetiva promover a fixação dos fatos fundamentais da divisão no 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

O jogo é bem simples, fácil de jogar e a versão que mostro, na imagem abaixo, é para divisões cujo divisor é o número três.

O material utilizado foi o seguinte: tampa de caixa de sapato (tabuleiro), 20 tampinhas de garrafa, um CD (roleta), folhas de desenho coloridas, tinta relevo, rolha (roleta), alfinete sem ponta (roleta), caneta hidrocor preta, régua, cola e tesoura.

Aprenda, no vídeo que segue, como construir o jogo e quais são as regras do mesmo (clique na imagem):

 

Dois jogadores competirão entre si. Eles sentarão um de frente para o outro, escolherão as suas tampinhas (10 para cada um) e posicionarão o tabuleiro de forma que cada um fique de frente para um conjunto de círculos. Sendo assim, um dos jogadores cobrirá com as tampinhas os círculos azuis do tabuleiro e, o outro, os círculos vermelhos.

Aquele que iniciar o jogo irá girar o ponteiro da roleta e deverá dividir por 3 o número sorteado. O resultado da divisão será coberto com uma tampinha. O jogador adversário fará o mesmo e assim prosseguirá o jogo.

Quando a roleta apontar para uma estrela, o jogador deverá escolher um círculo do seu conjunto para cobrir. Todavia, ao informar qual número cobrirá, deverá dizer em voz alta uma divisão cujo resultado seja o número a ser coberto. Caso o jogador não saiba escolher tal divisão, ele passará a vez.

Quando for sorteado um número do tabuleiro já coberto pelo jogador, ele passará a vez.

O vencedor será aquele que primeiro cobrir todos os seus círculos do tabuleiro.

Professor, que tal propor aos seus alunos a construção deste jogo? Cada dupla de crianças poderia construir um jogo com determinado divisor: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9. A ornamentação das tampinhas, a disposição dos elementos no tabuleiro e a roleta poderiam ficar a critério das crianças. O único cuidado a ser observado é que os números da roleta mudarão conforme for o divisor escolhido.

Depois que os jogos estiverem prontos, a turma toda vai sair ganhando, pois os mesmos podem ser compartilhados e testados e muitas aprendizagens se fortalecerão a partir da proposição desta atividade.

Conheça meus materiais de ensino e faça a diferença em sala de aula.

Eu pensei, também, em criar um jogo similar a este para ser impresso e cujos materiais são bem mais simples e práticos.

Neste caso, pode-se usar o tabuleiro pronto e eliminar as tampinhas. O tabuleiro impresso em folha de ofício ou desenho é colocado dentro de um saquinho plástico (para ser preservado) e a marcação dos números é feita com caneta de quadro branco, sobre o plástico. Após o jogo finalizar, um pedaço de papel higiênico facilmente limpará os riscos de caneta no plástico e o jogo está pronto para ser utilizado novamente.

As regras do jogo são as mesmas, cada jogador girará uma roleta, também impressa, tal como mostro na imagem abaixo:

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DOS MOLDES DO JOGO

Eu acredito muito no poder dos jogos e da ludicidade para potencializar o processo de ensino-aprendizagem, especialmente da matemática. Quando as aulas são alegres, interessantes e prazerosas todos saem ganhando, alunos e professores!

Conheça meus materiais de ensino e faça a diferença em sala de aula.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *