Integrando matemática e literatura infantil

Aliar a matemática à literatura infantil é uma tendência em educação matemática já que possibilita a criação de estratégias pedagógicas interdisciplinares que tornam mais eficiente o processo de ensino-aprendizagem.

A Literatura infantil, com certeza, é um terreno muito fértil para a criação de atividades, jogos e diferentes estratégias metodológicas. Além disso, as crianças adoram histórias e unir a matemática ao contexto lúdico da literatura é uma fórmula que sempre dá certo.

Tendo isso em mente, elaborei um material inédito para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Trata-se de uma apostila com atividades matemáticas desenvolvidas a partir de 10 livros de literatura infantil, cujas atividades estão em consonância com a BNCC.

Adoro criar e testar novas atividades. Meu trabalho como professora de cursos de Pedagogia e ministrante de cursos/oficinas para professores é um laboratório porque posso perceber as necessidades e dificuldades dos docentes e crianças e pensar em diferentes alternativas para solucioná-los.

Levei vários meses para concluir esta apostila. Fiz muitas pesquisas e testei todas as atividades que nela constam. Tratam-se de jogos, alguns conhecidos e adaptados para as histórias, outros completamente novos, atividades lúdicas e estratégias dinâmicas.

Adorei o resultado final e, tenho certeza, os professores vão gostar muito! A apostila tem 100 páginas e contempla a descrição detalhada de todas as atividades propostas além dos moldes de tudo o que é sugerido. São, no total, 61 atividades diferentes!!!

Pode ser que você esteja se perguntando: “E se eu adquirir a apostila e depois não conseguir os livros, como vou aplicar as atividades?”

Para contornar tal problema vou lhe dar algumas sugestões. A primeira consiste em buscar a história na internet. Para isso, basta digitar no sistema de busca do google o nome do livro e, caso ele esteja disponível você poderá utilizá-lo on line ou fazer download da história.

A segunda sugestão consiste em trocar o título do livro por outro que tenha uma história similar, ou personagens/elementos que possam ser aproveitados e/ou adaptados às atividades desenvolvidas.

A terceira sugestão é você, simplesmente, contar a história do livro para as crianças (você encontrará todas as sinopses na apostila). Dê asas à sua imaginação, utilize imagens criadas por você ou captadas da internet, busque formas alternativas para fazer a contação das histórias, conte-as em um local que não seja a sala de aula, utilize diferentes materiais (sucatas, fantoches, TV de papelão, etc.).

Então vamos lá! Agora vou lhe contar tudo!

Escolhi, estes 10 livrinhos de literatura infantil:

A história da “Lagartinha muito comilona“, de Erick Carlie, conta como a lagarta vira borboleta e relaciona os dias da semana a diferentes quantidades de alimentos que ela come até se entocar no casulo e, depois, sair como uma linda borboleta.

Elaborei seis atividades/ jogos voltados para crianças pequenas envolvendo contagem, quantificação e padrões figurais para esta obra. Além disso, mostro uma forma bem legal de contar a história com gravuras e prendedores de roupa.

Clique aqui se você quiser adquirir a apostila com todas as atividades

A Zeropéia“, escrita por Herbert de Souza Betinho, é uma linda história de uma centopeia que decide ouvir os conselhos de alguns animais da floresta para andar com algumas (ou todas) as suas pernas (patas) amarradas. Ela, obviamente não consegue e aprende uma lição: cada um deve agir conforme suas próprias ideias.

Para esta história apresento 5 atividades que objetivam explorar as noções de par e ímpar, contagem de 2 em 2, de 5 em 5 e de 10 em 10 (até 100) e situações-problemas simples envolvendo pensamento combinatório.

O livro “Quem vai ficar com o pêssego“, de Yoon Ah Hae e Yang Hye Won é excelente para explorar medidas. Vários animais queriam comer um pêssego muito cheiroso e cada um deles apresentou sua sugestão sobre quem deveria comê-lo: o mais alto, o mais pesado, aquele que tinha a maior boca, etc. No final, foi a lagarta quem ficou com o pêssego.

Identificação de regularidades em sequências, medidas de massa, medidas de comprimento, coleta, classificação,representação de dados em tabelas e gráficos e relações de igualdade são algumas das sugestões que trago para esta obra.

Clique aqui se você quiser adquirir a apostila com todas as atividades

Para ajudar a criança a agrupar de 10 em 10 para contar, nada melhor que a história “E eles queriam contar“, de Luiza Faraco Ramos. Com palitos de picolé e atilhos as crianças imitam os personagens da história e formam montinhos de 10 para contar as cabras.

Sugiro, também atividades com o material dourado e com dinheirinho de brinquedo para ampliar o repertório numérico da gurizada até o 100 e fixar a sequência dos números redondos (10, 20, 30, …). São, no total, 6 atividades para este livro.

O coelho teimoso” é a quarta obra abordada na apostila. O coelho, mais uma vez, aposta uma corrida com a tartaruga e perde porque várias tartarugas se juntam para enganá-lo.

Contagem, quantificação e medidas de tempo são contempladas em 6 atividades bem legais.

No livro “O bairro do Marcelo” de Ruth Rocha são propostas atividades que englobam a localização, movimentação e representação de objetos e pontos de referência, retas paralelas e perpendiculares e exploração de figuras espaciais.

Para “A casa sonolenta“, de Audrey Wood, preparei atividades para trabalhar com contagem, quantificação, sequências numéricas e figurais, adição e subtração.

O Pirulito do Pato“, de José Nilson Machado é um livro que fala sobre frações. Com uma história bem simples é possível aplicar ricas atividades para explorar o conceito de fração, comparações de frações, frações de quantidades discretas e contínuas, frações na reta numérica, dentre outras. Fiz onze proposições muito interessantes para esta obra. Os alunos são aprender muito sobre frações, tenho certeza!

Clique aqui se você quiser adquirir a apostila com todas as atividades

Em “Tocaram a Campainha, editora Salamadra, abordo a divisão. A história fala sobre a partição de biscoitos entre 2, 4, 6 e 12 pessoas. Aproveitando o contexto, elaborei atividades para introduzir a divisão com e sem resto, outras que fazem a criança analisar a relação entre o resto com os demais termos da divisão, além de um jogo para fixar a tabuada. São 6 proposições diferentes para a história.

O décimo e último livro é “Winnie, a bruxinha” da editora Ciranda Cultural. A linda história da bruxinha, que morava em um lugar todo preto e fazia mágica para mudar a cor do gato Wilbur, me inspirou a elaborar diferentes situações-problema, atividades para explorar a localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço a partir de pontos de referência e um jogo para fixar a tabuada. São, no total, 4 atividades para este livro.

Bem, esse é o resultado de muitos meses de trabalho: um material bastante prático e didático. Um recurso de ensino bastante versátil e que irá auxiliar os professores na proposição de aulas criativas, divertidas e interessantes! Não deixe de conhecer!

12 opiniões sobre “Integrando matemática e literatura infantil

    • 20/12/2019 em 10:22
      Permalink

      Oi Amanda!
      Fico muito, muito feliz em saber que vc gosta dos materiais que eu crio! Tenho certeza de que você e seus alunos irão aproveitar bastante das ideias que publico!
      Infelizmente não vendo os livros mas vc poderá encontrá-los facilmente em livrarias.
      Amanda, lhe escrevi um e-mail dando algumas dicas. Dá uma conferida! Abraços

      Resposta
  • 07/03/2020 em 22:13
    Permalink

    Amei a ideia!
    O material é somente em PDF?

    Resposta
    • 08/03/2020 em 11:16
      Permalink

      Oi Tati!
      Sim, é em pdf. Você encontra nesta apostila todos os moldes para reproduzir no tamanho que você quiser. A a postila é um produto digital que você pode adquirir e receber pela internet, tudo é feito on line.
      Escreva se tiver outras dúvidas! Um grande abraço

      Resposta
  • 18/08/2020 em 15:21
    Permalink

    Olá Roselice! Adorei seu material e gostaria muito de adquirir-lo como faço? Tenho que comprar?

    Resposta
    • 13/09/2020 em 11:41
      Permalink

      Oi Maria das Graças!
      Verifiquei que você já adquiriu o material. Espero que goste e aproveite bastante!
      Caso queira compartilhar aqui suas impressões sobre a apostila, eu ficarei muito grata.
      Um excelente segundo semestre para você! Grande abraço

      Resposta
    • 09/10/2020 em 09:48
      Permalink

      BOM DIA!
      REALIZEI A COMPRA, VOU RECEBER A APOSTILA POR EMAIL OU SENHA DO HOTMART?

      Resposta
      • 09/10/2020 em 19:00
        Permalink

        Oi Adriaci!
        Obrigada! Espero que goste do material e que aproveite bastante. Você receberá um e-mail da hotmart informando como baixar o e-book. Caso precise, me escreve ensinandomatemat@gmail.com.
        Um abraço

        Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *