
Fixando os fatos básicos da divisão
19/06/2022
Que tal utilizar jogos para auxiliar a criança a adquirir fluência em divisões por 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9? Pois quero te contar e mostrar as propostas que elaborei para este fim.
Nesta semana realizei uma oficina de matemática com alunos do ensino médio da Escola Elisa Tramontina de Carlos Barbosa, por ocasião da visita deles à Universidade. Propus aos jovens um desafio: elaborar cruzadinhas matemáticas com a calculadora. Mas o que são cruzadinhas matemáticas? Cruzadinhas matemáticas nada mais são do palavras cruzadas geradas por expressões numéricas, que devem ser resolvidas com a máquina, e cujos resultados revelam palavras quando a calculadora é virada de ponta-cabeça!
Isso mesmo, a resolução correta da expressão gera uma palavra que preenche a cruzadinha! Os alunos gostaram bastante e eu vou contar a vocês os detalhes desta experiência. Primeiramente propus a exploração das funções das diferentes teclas da calculadora, tal como as teclas M+, M-, MRC, etc. Veja bem, não estou falando de calculadora científica, não! Utilizamos calculadoras bem comuns, aquelas de quatro operações e que podem ser adquiridas no comércio por preços bem em conta. Para escrever palavras na calculadora basta associá-las a números que se parecem com letras quando a calculadora fica de cabeça para baixo (STIENECKER, 1998). Os números que geram as letras são os seguintes:
0 - O 1- I 3 - E 4 - h 5 - S 6 - g 7- L 8 - B 9 - G
Eu mesma já descobri mais de cinquenta palavras misturando essas letras. Vejamos alguns exemplos:
GOLE - 3709 BIÓLOGOS - 50907018 BILE - 3718
BLOG - 9078 LÉO - 0.37 HÉLIO - 0.1734
LEI - 137 SILO - 0.715 ÍLEO - 0.371
Para encontrar os resultados das expressões utilizando a calculadora é interessante trabalhar com os alunos as teclas de memória M+, M- e MRC. Você sabe quais são as funções destas teclas?
Descubra através dos seguintes exemplos: a) Digite: 2 M+ 5 M+ 3 M+ e, depois, MRC. Você vai encontrar o resultado 10. b) Limpe a memória da máquina, ou seja, descubra qual a tecla que faz desaparecer a letra M do visor. c) Com a memória limpa, digite: 2 M+ 5 M+ 3 M- e, depois, MRC. Você vai encontrar o resultado 4. d) Limpe a memória da máquina novamente. e) Digite: 10 M+ 20 M+ 8 M- 6 M- MRC e o resultado será 16. Descobriu? Todos os números guardados em M+ são somados; todos os números guardados em M- são subtraídos do total armazenado em M+. Depois deste contato inicial com a máquina, desafiei os alunos a resolverem a cruzadinha que segue. Cruzadinha 1 Após, foi a vez dos jovens elaborem cruzadinhas a partir de diferentes expressões e palavras criadas por eles mesmos. A turma adorou a proposta e, por isso, meu desafio foi cumprido com louvor! Além das cruzadinhas muitas outras atividades interessantes incluindo jogos e desafios com a calculadora podem ser vistos no artigo Atividades com a calculadora no Ensino Fundamental.
Seguem abaixo, outras cruzadinhas muito bacanas! Tenho certeza que os estudantes do Ensino Fundamental e Médio irão gostar bastante! Aproveite a ideia e aplique em sala de aula.
Os estudantes da Escola reuniram-se em pequenos e elaboraram mais de dez cruzadinhas! Foi uma manhã bastante produtiva e de muitas aprendizagens! Os estudantes, apesarem de estarem cursando o ensino médio, demonstraram bastante interesse e relataram ter gostado da atividade.
Acho interessante o fato de que, com uma simples calculadora de quatro operações, conseguimos fazer descobertas, utilizar processos lógicos, criar coisas novas e aprender matemática!
Professor, aventure-se nesta diferente possibilidade para tornar sua aula mais dinâmica e criativa!
Um grande abraço!
STIENECKER, David L. Multiplicação. São Paulo: Moderna, 1998.
19/06/2022
Que tal utilizar jogos para auxiliar a criança a adquirir fluência em divisões por 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9? Pois quero te contar e mostrar as propostas que elaborei para este fim.
18/06/2022
Ensinar potenciação e radiciação no 9º ano requer uma boa dose de paciência, já que são muitas propriedades, regras envolvendo as operações, formas de fazer simplificações, racionalizar denominadores e por aí vai.
11/03/2022
Vamos estimular nossos estudantes a resolver problemas? Então, que tal apresentar a eles situações-problema em forma de vídeos animados?
Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais
Ricardo Rocha Barros
10/06/2020 20:56