Equação do 2º grau em jogos

E F - Anos Finais

Bordas arredondadas do menu

Tudo o que pode ser feito para tornar as aulas de matemática mas atraentes, nós, professores, certamente fazemos. Ainda mais se as possibilidades são simples de implementar e não nos dão qualquer trabalho.

Pois é isso que eu proponho com o e-book EQUAÇÕES DO 2º GRAU EM JOGOS que contempla a descrição de 6 jogos para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem deste objeto do conhecimento.

No e-book eu explico detalhadamente cada um dos jogos, inclusive com ilustrações, e apresento os moldes de cada um para que sejam implementados pelo professor em sala de aula. Nada dá trabalho, os materiais envolvidos são muito simples e alguns deles necessitam apenas de reprografias da tabela para os estudantes.

QUERO ADQUIRIR O E-BOOK

Gosto de trabalhar assim, criando sugestões de atividades que facilitem a vida do docente e que, ao mesmo tempo, tenham um impacto bem positivo em sala de aula.

Os jogos objetivam que os estudantes:

- Reconheçam os coeficientes de uma equação do 2º grau.

- Resolvam equações de 2º grau incompletas.

- Determinem a quantidade de raízes reais distintas de uma equação do 2º grau analisando o valor do discriminante.

- Resolvam equações do 2º grau utilizando a fórmula resolutiva.

- Determinem as raízes de uma equação do segundo grau por diferentes métodos.

Apresento, abaixo, um dos jogos do e-book. Você pode fazer download da tabela e aplicar som sua turma.

JOGO DE 3 EM 3

Objetivo: Determinar a quantidade de raízes reais distintas de uma equação do 2º grau analisando o valor do discriminante.

Material para cada dupla: tabela , um peão (marcador), material de aula.

FAÇA DOWNLOAD DA TABELA

Como jogar:

1) O professor entregará a tabela do jogo para cada dupla de estudantes e os mesmos decidirão, no par ou ímpar, aquele que vai iniciá-lo.

2) O primeiro a jogar deverá posicionar o peão em qualquer setor da roleta (à sua escolha). Em seguida, deverá pular três setores com o peão, em sentido horário (sem contar a casa de saída), e calcular a quantidade de raízes da equação sorteada pelo mesmo. Se a equação possuir duas raízes distintas, o jogador fará 2 pontos, se forem 2 raízes reais e iguais, marcará 1 ponto, e se não houver raiz real, o jogador fará 0 ponto. A pontuação deverá ser registrada, pelo estudante, na tabela ao lado da roleta. 

Por exemplo: o jogador que inicia o jogo escolheu colocar o peão no setor que mostra  x²-x=0  . Em seguida, ele movimenta o peão até o setor que indica x²+4x+4=0  e verifica que o discriminante dá zero. Sendo assim, a equação tem duas raízes reais e iguais e ele fez 1 ponto.

3) O adversário movimentará o mesmo peão a partir do setor em que este parou na jogada anterior e o fará andar três setores em sentido horário. 

No exemplo citado acima, o adversário repousará o peão no setor que mostra a equação x²+3x+2=0 e calculará a quantidade de raízes que a mesma possui, anotando sua pontuação na tabela.

4) O jogo prosseguirá com os jogadores revezando-se nas jogadas. Após 4 rodadas, os estudantes somarão os pontos obtidos e será vencedor aquele que conseguir maior soma.

Se você gostou deste jogo e do que eu apresentei nesta postagem, não deixe de adquiri o e-book EQUAÇÃO DO 2º GRAU EM JOGOS.

Conheça outros materiais de ensino na lojinha do site.

Foto da autora do post - Roselice Parmegiani

Roselice Parmegiani

25/07/2022

2 comentários sobre este material

JOCIMAR GOMES DE MELO

04/08/2022 14:12

Boam dia! Sou professor de Matemática e adorei o material. Quero lhe parabenizar pela iniciativa. Com certeza as aulas de matemática se tornam mais atraentes e significativa com estes materiais.

Roselice

04/08/2022 14:17

Obrigada Jocimar! Não tenho dúvidas de que nós, professores, podemos tornar as aulas de matemática mais atrativas, interessantes e significativas! Basta nos empenharmos para isso, seja criando atividades ou pesquisando por ideias e sugestões. Grata pelo seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar em contato WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais