Ensinando geometria plana com o GeoGebra: sequências didáticas em vídeos

​Olá professor, olá professora!

Faz algum tempo que eu venho pesquisando, estudando e explorando o programa livre GeoGebra no processo de ensino-aprendizagem de geometria. Quero compartilhar com você o resultado de meses de trabalho e estudo na elaboração das sequências didáticas em vídeos para o ensino de geometria plana nos anos finais do ensino fundamental. Mais de 60% das habilidades relacionadas à unidade temática Geometria, estabelecidas pela BNCC para os anos finais,  podem ser desenvolvidas com a aplicação das sequências didáticas que elaborei.

Desde que eu comecei a me interessar pelo GeoGebra, e a explorar este aplicativo no ensino de geometria, fiz muitas pesquisas na internet e percebi que há, sim, vários materiais, vídeos e publicações disponíveis, mas nada muito vasto, completo e aprofundado no que se refere à geometria plana no Ensino Fundamental 2. Há tópicos aqui, outros ali e outros, ainda, acolá … e é necessário dispender horas de busca, abrir inúmeros arquivos, trabalhos, dissertações, artigos, vídeos, etc., para encontrar propostas bem detalhadas e explicadas. 

Então, pensei em produzir algo que estivesse em um só lugar e que pudesse dar aquela mão para o professor dos anos finais no preparo das aulas. Outra preocupação que tive foi em elaborar propostas didáticas que de fato façam o aluno pensar, explorar, descobrir propriedades e construir conceitos. 

Nas atividades que proponho roteirizo uma sequência de etapas e questionamentos para que o próprio estudante construa o conhecimento matemático. É muito diferente de entregar a ele uma receita do tipo “faça você mesmo” e, no final, o próprio professor enunciar uma propriedade ou definição. Enfatizo que, da forma como as atividades foram pensadas e descritas, os alunos poderão, por eles próprios, fazerem descobertas por meio das exploração práticas e concretas.

Também é importante destacar que as atividades com lápis e papel, que envolvem cálculos e construções com material de desenho, devem andar junto com as propostas que elaborei. ​

QUERO ADQUIRIR AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM VÍDEOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM O GEOGEBRA

Outra característica do meu trabalho é a solicitação de registros escritos por parte dos alunos. É muito importante que o estudante saiba descrever o que fez, como pensou e o que descobriu para resgatar da sua memória as etapas vivenciadas com as atividades desenvolvidas e as conclusões a que ele chegou.

É bem mais significativo para o aluno propostas com esta abordagem do que as tradicionais, em que o professor dá as informações, faz as explicações e o estudante copia do quadro. Também, solicitando os registros, nós, professores de matemática, estaremos contribuindo  para que os estudantes avancem em seus processos de leitura e escrita.

São 15 vídeos no total, sendo que, no primeiro deles, mostro as principais ferramentas e comandos do GeoGebra, ensino a baixar o programa para o computador e, também, acessá-lo de forma online. Os vídeos somam pouco mais de 4 horas de duração e muitos tópicos de geometria plana são explorados sob forma de sequências didáticas.

Os vídeos objetivam auxiliar o professor no entendimento de cada atividade proposta com o programa. Assistir as sequências didáticas em vídeos é como fazer um curso pois mostro o passo-a-passo de cada atividade. Uma apostila também acompanha o material e nela há a descrição de todas as atividades desenvolvidas nos vídeos.

Para ter uma ideia de como são as sequências didáticas que elaborei, veja, abaixo, o vídeo 1:

Bem, sou uma apaixonada pelo ensino da matemática e, com tantos anos de experiência no magistério, acredito que tenha muito a contribuir com os professores no que diz respeito à didática da matemática e à proposição de estratégias de ensino eficientes.

Para adquirir o produto Ensinando geometria plana com o GeoGebra: sequências didáticas em vídeo, clique aqui.

2 opiniões sobre “Ensinando geometria plana com o GeoGebra: sequências didáticas em vídeos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *