E-book para o ensino de frações

Nestes últimos meses debrucei-me sobre o ensino de frações nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Reuni todas as atividades que conhecia e que já havia elaborado ao longo do tempo, atividades essas que aplico em minhas aulas, e saí à procura de outras, principalmente jogos. Fiz uma varredura na internet, li muitos artigos e postagens, analisei a BNCC com bastante atenção e cuidado, reli livros que possuo em minha biblioteca.

Meu objetivo era organizar um e-book que pudesse ser uma mão na roda para os professores na preparação das aulas. Sei da dificuldade em encontrar atividades interessantes e criativas e de quanto tempo o professor gasta para planejar aulas não-tradicionais. Mas não queria fazer o trivial e nem descrever jogos como bingo, quebra-cabeças e similares.

Então, aos poucos o e-book foi tomando forma e ficou pronto. Neste post eu quero apresentá-lo e contar um pouquinho sobre as atividades que ali estão descritas. Acredito que não há outro material com tamanha diversidade de atividades concretas!

As frações devem ser exploradas em seus diferentes significados (parte-todo, razão, quociente, operador e medida) mas o que se observa, normalmente, é uma grande ênfase dada à ideia parte-todo sendo que as outras ideias são deixadas de lado e/ou muito pouco abordadas. Quando os diferentes significados das frações não são trabalhados adequadamente em sala de aula, os alunos ficam confusos e apresentam muitas dificuldades na resoluções de problemas envolvendo frações.

Outro entrave no ensino de frações, na minha opinião, é a pouca (ou inexistente) manipulação de material concreto em sala de aula. Minha experiência como docente me mostra que os estudantes precisam manusear diferentes materiais para “enxergar” as partes e o todo, fazer recobrimentos para descobrir equivalências, construir as regras. As experiências com os materiais concretos ficarão na memória e serão rapidamente acessadas sempre que o aluno estabelecer relações e elaborar novos conhecimentos.

ADQUIRA O EBOOK PARA O ENSINO DE FRAÇÕES CLICANDO AQUI

Sou sincera em contar aqui que eu iniciei a minha real aprendizagem de frações quando eu cursava o magistério, no antigo ensino de 2º grau. Minha professora de didática da matemática utilizava os discos fracionários para nos ensinar a trabalhar com frações. Mas, naquele tempo, nós, os alunos, apenas olhávamos o material que nos era mostrado e, pela falta de manipulação, muitos conceitos não foram assimilados.

Alguns anos depois fiz um curso longo e muito prático sobre frações com a utilização de material concreto. Deste momento em diante passei a compreender as frações … foi um divisor de águas! Precisei começar do começo, mexer no material, fazer os recobrimentos, encontrar as equivalências, compor e decompor os inteiros para compreender as frações na sua totalidade.

Bem, o e-book que produzi não esgota o assunto sobre frações, mas traz muitas propostas práticas de atividades que, tenho certeza, farão a diferença na aprendizagem dos estudantes. Discos fracionários, dobraduras em papel, material de contagem, dados e reprografias são, basicamente, tudo o que será necessário para proporcionar aos estudantes aulas fantásticas, prazerosas e aprendizagens significativas!

Tudo o que é proposto está muito bem descrito e detalhado, inclusive com imagens ilustrativas. Os jogos são bem legais e diferentes; as tabelas dos jogos já estão formatadas para a impressão … tenho certeza de que a gurizada vai curtir bastante!

ADQUIRA O EBOOK PARA O ENSINO DE FRAÇÕES CLICANDO AQUI

Seguem algumas imagens deste material:

2 opiniões sobre “E-book para o ensino de frações

  • 22/06/2021 em 14:12
    Permalink

    Boa tarde,

    Fiquei interessada no material, mas, gostaria de saber se tem a parte teórica de como aplicar os exercícios e os jogos. Ou até mesmo sobre o conteúdo.

    Grata

    Resposta
    • 22/06/2021 em 18:43
      Permalink

      Oi Pâmela
      Sim, no material há todas as explicações de como aplicar os exercícios e jogos incluindo as respostas esperadas em cada atividade proposta e as conclusões a que os estudantes devem chegar. Não há explicações sobre o conteúdo em si (o que são frações equivalentes, como somar e subtrair frações heterogênea, por exemplo) mas as orientações ao professor sobre cada atividade são muito claras, objetivas, são apresentadas, inclusive, muitas imagens ilustrativas.
      Pâmela, tendo um conhecimento mínimo sobre frações qualquer professor tirará muito proveito deste material.
      Escreva se tiver outras dúvidas. Um grande abraço!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *