Como ensinar os algoritmos (continhas) das 4 operações

Estamos em um ano ímpar em que, nós, docentes, tivemos que, de uma hora para outra, aprender a ensinar a distância devido à pandemia do novo Coronavírus.

Além das limitações tecnológicas, temos muitos desafios pela frente e um deles, com certeza, é ensinar matemática para crianças que estão em casa e não dispõem dos recursos pedagógicos e materiais didáticos que temos nas escolas.

Como ensinar as continhas de mais, menos, vezes e dividir?

A grande maioria de nós, professores, não estava preparada para tamanho desafio! Confesso que eu nunca havia ministrado aulas remotas e, sendo professora de matemática, também jamais imaginara que teria que passar por esta experiência!

Mas, a pandemia chegou sem sobreaviso e nos pegou em cheio: tivemos que, de uma hora para outra, nos reinventar para dar conta de ensinar nossos alunos, sejam eles, crianças, jovens ou adultos.

E a criatividade, a inventividade, a experimentação, nos impulsionam a testar técnicas, estratégias, materiais, enfim, tudo o que pode se mostrar eficiente para a aprendizagem de nossos alunos.

O desafio, todavia, é imenso, e diz respeito, principalmente, a como fazer chegar o conhecimento a todos. Felizmente, algumas soluções foram encontradas: aulas síncronas, vídeos previamente gravados pelos professores e enviados aos alunos, reprografias encaminhadas às famílias.

Porém, quando se trata do ensino da matemática para os pequenos, há outro grande entrave: e os materiais concretos, tão indispensáveis à aprendizagem da matemática? Como ensinar sem estes recursos?

As famílias não dispõem dos materiais que temos nas escolas: material dourado (ou base 10), blocos lógicos, sólidos geométricos, jogos pedagógicos e outros tantos recursos tão importantes em nosso fazer pedagógico.

Mais uma vez, nossa criatividade foi posta à prova e estamos tendo que improvisar. Utilizar sucatas, brinquedos das próprias crianças, objetos de uso caseiro comuns em qualquer residência, são algumas das possibilidades que, com certeza, estão nos auxiliando.

Para dar conta do ensino dos algoritmos (cálculos armados) das quatro operações apresento uma proposta muito interessante que requer materiais extremamente simples, baratos e de fácil aquisição: palitos de picolé e cópias de dinheirinho de papel

Clique aqui para adquirir esta apostila.

Esta apostila explica detalhadamente como fazer isso! Nela detalho como ensinar os algoritmos tradicionais (cálculos armados) de adição, subtração, multiplicação e divisão. Mostro o passo-a-passo das explicações e atividades concretas que devem ser propostas aos alunos.

Para as técnicas aqui apresentadas cada criança precisará, basicamente, de 100 palitos de picolé, alguns elásticos de dinheiro, 6 reprografias do dinheirinho, meia folha de cartolina e algumas folhas de papel quadriculado.

Apenas isso é necessário para ensinar/aprender os algoritmos das 4 operações nos anos iniciais do ensino fundamental de acordo com a proposta que trago aqui.

Clique aqui para adquirir a apostila.

Com estes simples materiais, acredite, podemos fazer um ensino de muita qualidade.

Na apostila sugiro e descrevo, também, jogos que podem ser propostos para fixar os algoritmos. E todos os moldes das atividades fazem parte do material, inclusive o dinheirinho! Estão formatados para serem reprografados e diretamente utilizados.

Se você, professor, tem dúvidas sobre como ensinar as operações, essa apostila irá lhe auxiliar bastante! Todas as explicações que você deve dar e as etapas que deve seguir para avançar em grau de complexidade no ensino dos cálculos armados você vai encontrar neste material.

Há livros e textos que falam sobre este assunto mas, na maioria deles, as explicações são insuficientes e as dúvidas permanecem. Aliás, não encontrei, até hoje, um texto completo, claro, com explicações, exemplos e detalhes de como ensinar os algoritmos, com todas as especificidades de cada um.

Pois foi por este motivo que eu organizei este material. A partir das minhas próprias dificuldades enquanto estudante de licenciatura ou, mesmo, em início de carreira.

Fiz muitas pesquisas, cursos de formação, leituras e experimentações também! Tudo isso me ajudou a consolidar técnicas de ensino que utilizo até hoje nas minhas aulas em Cursos de Pedagogia e nos cursos de formação para professores que ministro, há mais de 20 anos.

Clique aqui para adquirir a apostila.

Veja um pouco do que vc vai encontrar nesta apostila de 58 páginas:

E para quem chegou até este ponto da leitura deste post, vou mostrar um jogo que está descrito na apostila:

Conheça um dos jogos descritos na apostila

Clique aqui para fazer download das instruções deste jogo.

Bem, considero este material extremamente útil para qualquer professor que deseja fazer um ensino de qualidade, promovendo aprendizagens significativas e duradouras.

Espero, sinceramente, estar auxiliando na qualificação de nossos professores que refletirá na aprendizagem dos alunos!

Uma opinião sobre “Como ensinar os algoritmos (continhas) das 4 operações

  • 30/07/2020 em 04:05
    Permalink

    Achei muito interessante e de facil aplicação.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *