Matemática na Pré-escola

Se você é professor de crianças de 4 , 5 ou 6 anos vai gostar das ideias que vou lhe mostrar neste post. Se você é pai ou mãe de crianças dessa idade, este artigo também vai lhe ajudar!

A experiência dos pequenos com a matemática deve começar bem cedo, pois eles já lidam com situações que envolvem diversas noções matemáticas a partir de suas experiências pessoais.

Numa brincadeira com um amiguinho, por exemplo, pode ser necessário repartir balas ou figurinhas ou, então, descobrir quem ganhou mais pontos em um jogo. Dessa forma, a matemática começa a se mostrar uma ferramenta útil para resolver pequenas situações do dia-a-dia.

Ricas e variadas oportunidades para pensar matemática na interação com os colegas, em jogos, músicas e literatura infantil, por exemplo, favorecerão a construção de importantes conceitos matemáticos na pré-escola.

Por isso, o professor deve estar sempre pesquisando, criando e adaptando atividades diversificadas, contextualizadas e prazerosas a fim de auxiliar o desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças, bem como despertar nelas o gosto pela matemática.

Há muito mais o que fazer em sala de aula além de contar, aprender os números, as cores e as figuras geométricas. Aliás, na educação infantil, a partir da nova BNCC, é preciso propor experiências que promovam aprendizagens nos diferentes campos de experiências que privilegiem o desenvolvimento de noções, habilidades, atitudes, valores e afetos.


A fim de auxiliar o professor a alinhar o seu fazer pedagógico à nova BNCC, desenvolvi uma série de atividades bem legais que têm o intuito de explorar diferentes noções matemáticas e contribuir para a construção do raciocínio lógico das crianças

Tais atividades fogem do tradicional e acrescentam muita curiosidade, criatividade e ludicidade ao fazer pedagógico do professor, além de favorecer a construção e compreensão de noções matemáticas.

Clique aqui para adquirir este material.

Para cada uma das 20 atividades contidas no material estão especificados os objetivos e códigos da BNCC, o material necessário, a orientação para a execução, os materiais didáticos e sugestões de outras explorações além daquelas abordadas.

As explicações são claras, simples e mostram diferentes contextos lúdicos para que as crianças possam ampliar, aprofundar e construir novos conhecimentos.

Vou mostrar, agora, uma das atividades: o Jogo do Monstrinho.

Faça o download desta imagem aqui.

Os Objetivos e códigos da base para este jogo são os seguintes:

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

O material necessário é bem simples, apenas uma cartela (imagem acima) para cada criança e um dado comum de numerais (1, 2, 3, 4, 5, 6)

As crianças ficam em rodinha e cada uma recebe uma cartela. O dado vai passando e cada jogador, na sua vez, lança-o para descobrir qual quadrícula deverá pintar. Vence o jogo quem primeiro pintar todas as quadrículas mostradas em sua cartela.

Há no material, também, outro monstrinho em que as quadrículas mostram os numerais. A proposta, nesta outra versão, é lançar um dado de quantidades e pintar o número sorteado.

Após o jogo, o professor pode propor que cada criança desenhe um monstrinho com 1 olho, 4 braços e 6 pernas.


Todas as 20 atividades propostas já foram testadas com crianças da educação infantil e mostraram ser muito eficientes no processo de ensino-aprendizagem da matemática.

Algumas ideias constantes no material relacionam-se com o contexto de histórias infantis. Para ” O Grande Rabanete”, de Tatiana Belinky , Editora Ática, proponho jogos utilizando uma tira numerada e cartinhas com os personagens da história.

Algumas jogos com este material são os seguintes:

a) Organizar a turma em pequenos grupos e entregar a tira numerada, as cartinhas com os personagens, um dado de numerais e material de contagem (moedas plásticas, cubinhos, tampinhas, etc.

b) Cada grupo, na sua vez, sorteia com o dado qual o persogem que deverá ser colocado na tira, conforme a ordem estabelecida na história. Vence o grupo que primeiro colocar todos os personagens na tira.

c) Os personagens são colocados na tira com as faces viradas para baixo. O dado sorteará qual personagem deverá ter sua cartinha desvirada. Vence o grupo que primeiro conseguir colocar todas as cartinhas com as faces voltadas para cima.

d) O dado sorteará sobre qual numeral deverá ser colocada a quantidade de tampinhas (moedas, cubinhos, …) correspondente. Por exemplo, sobre o numeral 5 deverão ser colocadas 5 tampinhas, sobre o 2, duas tampinhas e assim por diante. Vence o grupo que primeiro completar a tarefa.

e) A partir da cartela completa como explicado em (d), cada grupo sorteará no dado de qual numeral deverá retirar as tampinhas. Vencerá o grupo que primeiro tirar todas as tampinhas de sua tira.

Há uma riqueza muito grande de estratégias apresentadas neste material . Preocupei-me em criar atividades que não exijam esforço do professor na busca de objetos ou de uma infinidade de reprografias.

Sei que os recursos em educação são muito escassos e, quanto mais simples uma proposta, melhor! Todavia, a simplicidade não tira o mérito deste trabalho pois ele é pautado em criatividade!

Minha formação em matemática e a experiência de mais de 30 anos de docência, muitos deles na formação de professores, me proporcionam muita segurança para elaborar e orientar docentes na caminhada que estamos fazendo em busca de uma educação de qualidade e excelência!

Se você quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho, acesse os posts que seguem abaixo. Eles trazem ideias de muitas práticas para aplicar com sua turma!

Atividades matemáticas na educação infantil

Atividades com blocos lógicos na educação infantil

Jogos de matemática para a educação infantil e anos iniciais

Literatura infantil x Matemática

4 opiniões sobre “Matemática na Pré-escola

  • 03/06/2019 em 23:16
    Permalink

    Gostei bastante dessa atividade! Sou graduanda de pedagogia, queria fazer meu TCC voltado para essa área, você pode me dar sugestões e materiais?

    Resposta
    • 04/06/2019 em 14:12
      Permalink

      Olá Isabella!
      Que bom receber seu comentário, muito obrigada!
      Farei uma listagem com uma bibliografia interessante e te enviarei por e-mai.
      Abraços

      Resposta
  • 21/10/2019 em 08:12
    Permalink

    Amei o blog, parabéns e muito obrigada por compartilhar.

    Resposta
    • 21/10/2019 em 16:05
      Permalink

      Cláudia, muito obrigada!
      O reconhecimento dos leitores me incentiva a compartilhar minhas ideias e a criar diferentes possibilidades para ensinar.
      Grande abraço

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *