Jogos para fixar as 4 operações matemáticas

Você quer encontrar jogos diferentes, divertidos, interessantes e que vão fazer a diferença em suas aulas de matemática? Então você achou o que procurava!

Nós, professores, estamos sempre à procura de atividades estimulantes para aplicar com nossos alunos, afinal solicitar a realização pura e simples de listas exercícios cansa e desestimula as crianças!

Os pais, em casa, também têm essa preocupação porque desejam auxilar na aprendizagem dos filhos; querem fazer o melhor e dar aquele incentivo para o sucesso dos pequenos na matemática.

Eu, como professora e mãe, sempre busquei criar maneiras envolventes e criativas para encantar meus alunos e filhos para a aprendizagem da matemática. Afinal, como profe de matemática, era uma questão de honra desenvolver nos meus meninos e alunos o gosto por esta ciência.

Confesso que tive sucesso nessa empreitada e nunca me deixei acomodar. Hoje, meus alunos dos cursos de pedagogia e os professores que participam das formações que ministro beneficiam-se da minha experiência e da grande quantidade de atividades e jogos que fui pesquisando e elaborando ao longo dos anos.

Pois bem, neste post quero falar a vocês do material inédito que criei. É um arquivo com 34 jogos de matemática para fixar as quatro operações num total de 75 páginas, em que são detalhados os materiais, regras dos jogos e todos os moldes necessários para a aplicação das atividades.

Clique aqui para adquirir este material.

Uma preocupação que sempre tenho é com a carência de recursos das escolas e, até mesmo, a dificuldade em conseguir materiais diversificados e reprografias em excesso.

Por isso, cuidei para que tudo fosse o mais simples possível e que muitas das atividades pudessem até ser feitas com folhas de ofício reutilizadas.

Ao iniciar minha pesquisa na composição deste material, debrucei-me em sites americanos porque lá sempre encontro inúmeras ideias diferenciadas. Este é, normalmente, um canal pouco acessado pelos professores brasileiros. Mas há muita coisa boa nestes sites!

Encontrei vários jogos que adaptei e que me serviram de inspiração para outras criações bem legais. Também detalho alguns jogos conhecidos e que são muito bons, os quais eu não poderia deixar de apresentar.

Apresento, neste material, jogos de adição, subtração, multiplicação e divisão para serem utilizados quando da construção destas operações, num nível mais elementar e simples. Há também, jogos mais elaborados para uma segunda etapa, quando os alunos já dominam as operações.

Clique aqui para adquirir este material.

Outro ponto positivo que destaco neste recurso são as sugestões de atividades para fazer depois dos jogos, para que não se aplique o jogo sem qualquer finalidade. É preciso que os estudantes pensem sobre suas aprendizagens em situações de jogo e articulem os recursos e procedimentos apreendidos em outras outras situações de ensino.

Com as tecnologias invadindo as vidas de nossos alunos e filhos, precisamos apurar nossas habilidades inventivas para conseguir prender a atenção das crianças nas aulas de matemática. Estes jogos, com certeza, vão agradar as turminhas e lhes dar muita motivação para as aulas.

Vou mostrar agora um dos jogos do material: Dividindo com o Jaca. Para jogar será necessário apenas a tabela do jogo, que segue abaixo, e lápis de cor. A atividade pode ser feita em duplas ou trios.

As duplas (ou trios) recebem a cartela e cada jogador escolhe uma cor de lápis que irá usar no jogo. A tabela consiste numa trilha de divisões e em uma tabelinha de resultados.

Cada jogador, na sua vez, escolhe uma divisão e pinta a respectiva quadrícula. A resposta da divisão está no interior da cartela (tabelinha) e a correspondente quadrícula também deverá ser pintada pelo mesmo jogador.

Os jogadores vão se revezando nas jogadas. Vence aquele que conseguir enfileirar quatro quadrículas de sua cor na tabelinha (vertical, horizontal ou diagonal).

Clique aqui se quiser fazer o download da tabela do Jogo do Jaca.

Um jogo como esse desperta a atenção da gurizada, anima e faz com que as aulas de matemática sejam agradáveis e interessantes.

Quando eu lecionava para os pequenos tinha muito orgulho do trabalho que fazia porque não era incomum ouvir deles frases como “Oba! Hoje tem aula de matemática!”

Em trabalhos que ainda faço hoje em dia, com crianças e adolescentes, percebo o quanto é prazeroso aprender matemática de um jeito diferente, em que o entusiasmo, a construção e a descoberta estejam presentes nas atividades que realizam.

Aliás, acredito que este é o segredo para aumentarmos os índices de aprovação em matemática nas nossas escolas e nas provas externas a nível de país.

Se quiser conhecer um pouco mais de meu trabalho e acessar várias atividades gratuitas não deixe de visitar alguns posts, tais como: jogos para memorizar as tabuadas, operações de divisão passo-a-passo ou jogo do nunca, além de outros tantos artigos legais que estão neste blog.

2 opiniões sobre “Jogos para fixar as 4 operações matemáticas

  • 22/01/2019 em 21:04
    Permalink

    Parabéns Rosalice. Teu blog irá auxiliar muitos alunos e professores. Tens uma experiência de formação de docentes rica e relevante e pedagogicamente bem fundamentada. Fico feliz em ver tua iniciativa de socializar teus conhecimentos.

    Resposta
    • 23/01/2019 em 12:15
      Permalink

      Olá querido professor Köche!
      Muito obrigada! É um grande prazer receber seu comentário e cumprimentos!
      Você foi um grande incentivador do meu trabalho, desde o início de minha carreira profissional, e me abriu as portas da Universidade.
      Lhe tenho muita admiração, apreço e gratidão!
      Um grande abraço

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *