Curso inédito: aprenda a ensinar a conta armada de dividir com material concreto

Professor, se você tem dúvidas sobre como ensinar o algoritmo da divisão, ou seja, a conta armada de dividir, este artigo é pra você!

“Meus alunos não aprendem a continha de dividir!”, “Não sei mais como explicar a conta de dividir para que os alunos a compreendam!”, “Quando vai zeros no quociente é um verdadeiro desastre!”

Quem nunca ouviu frases como estas na escola? Muitos professores se deparam, ao ensinar o algoritmo da divisão, com a grande dificuldade que a maioria das crianças apresentam na utilização da técnica operatória da divisão.

Mas professor, pense um pouco, será que suas explicações fazem sentido para o estudante? Você sabe justificar o passo a passo do algoritmo? Será que você está promovendo uma aprendizagem significativa?

Vamos ser sinceros! A grande maioria dos docentes ensina o algoritmo da divisão de forma mecânica e desprovida de significado e é por este motivo que os alunos cometem tantos erros e, não raro, encontram respostas absurdas nos cálculos de divisão que realizam.

Como professora universitária de Cursos de Pedagogia e ministrante de inúmeras formações para professores de anos iniciais constato a dificuldade que este conteúdo representa para todos.

Nós, quando crianças, não aprendemos a continha de dividir de forma significativa e é difícil encontrar um texto suficientemente claro sobre o assunto, não é mesmo?

Pensando nisso, resolvi produzir um pequeno curso para ensinar a ensinar a conta armada de dividir. A estratégia que compartilho neste curso já apliquei inúmeras vezes com crianças, alunos de Pedagogia e professores. Os resultados são surpreendentes!

Compartilho neste curso TUDO O QUE É PRECISO SABER sobre o assunto. Toda a minha experiência, minhas pesquisas e leituras, meus sucessos estão compilados neste curso e, certamente, lhe ajudarão muito!

Neste curso lhe mostro como utilizar dois materiais concretos para ensinar a continha armada de dividir. Você poderá escolher entre dinheirinho de brinquedo ou material dourado (base 10) para utilizar em sala de aula na construção do algoritmo.

Este curso é constituído por vídeo e uma apostila. No vídeo eu lhe ensino, na prática e com o uso de materiais concretos, como você deve explicar aos alunos, quais exemplos utilizar, que diálogos estabelecer, como avançar em nível de dificuldade até chegar a cálculos de divisões por números de dois ou mais algarismos.

O vídeo que segue dará a uma grande ideia de como são as explicações que faço neste curso.

A apostila que acompanha o vídeo traz atividades para aplicar aos alunos em concordância com tudo o que é explicado nos vídeos. A apostila também traz os modelos em tamanho A4 para você reproduzir e utilizar em sala de aula. No total são cerca de 50 páginas.

É importante salientar que este curso vai lhe ensinar tudo o que você precisa saber para ser bem sucedido(a) na construção e fixação do algoritmo da divisão.

Todavia ele não esgota o assunto “divisão” mas sim aponta um caminho para o ensino da técnica operatória dessa operação. Situações-problema e outras investigações além das que são mostradas devem ser propostas para que as crianças possam construir e compreender o conceito de divisão.

Professor, tenho plena certeza de que você não encontrará outro curso similar a este que vai lhe preparar tão bem para ensinar a continha de dividir.

Como escrevi anteriormente, tudo o que é preciso saber sobre o assunto está apresentado neste material. SE VOCÊ ADQUIRIR O CURSO E SE EMPENHAR A APRENDER O QUE LHE ENSINO TERÁ SUCESSO GARANTIDO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *