Aula de exercícios animada pelo jogo de poker

Nas aulas de matemática, em geral,  é necessário propor aos alunos a realização de exercícios de fixação e o sucesso da aprendizagem está relacionado com a compreensão e resolução de tais exercícios.

Porém, os estudantes acham muito chatas aquelas listas intermináveis de exercícios. E eles têm razão! As aulas tornam-se enfadonhas quando a dinâmica do professor é apenas baseada em quadro, livro, pincel e listas de exercícios.

É preciso encontrar formas para tornar os tais exercícios divertidos! Eu utilizo um jogo de poker com algumas regras criadas por mim e tenho obtido ótimos resultados.

Vou explicar para você como funciona esta estratégia.

Antes de mais nada, quero lhe contar que já utilizei esta técnica com turmas de ensino fundamental, ensino médio e, também, em cursos superiores de engenharia. Todas as turmas gostaram, participaram e até vibraram com o jogo. No final das aulas, os estudantes saíram bem satisfeitos pois fizeram uma atividade diferente e aprenderam bastante!

Bem, em primeiro lugar escolho um conteúdo qualquer que desejo fixar. Depois, preparo as questões em um PowerPoint, sendo uma questão em cada slide.

Na figura abaixo estão alguns slides que utilizo nas aulas de Álgebra Linear, em cursos de Engenharia.

Após a elaboração dos slides, é necessário providenciar as moedas para o jogo.

Na imagem abaixo mostro as moedas que utilizo: são fichas plásticas coloridas adquiridas em lojas de brinquedos. Outra opção é confeccionar as fichas em EVA.

 

Eu utilizo fichas de mesma cor e, para uma sala de 50 alunos organizados em trios, são necessárias em torno de 200 fichas.

A turma é dividida em pequenos grupos de três ou quatro pessoas. Para turmas pequenas (20 a 30 alunos) podem ser formadas duplas. É muito importante que o trabalho seja feito em grupos para promover a troca de ideias e a discussão que enriquecem o aprendizado.

Estando os grupos formados explico as regras do jogo:

1 – Cada grupo receberá 5 fichas.

2 – Em cada rodada será apresentado um exercício em PowerPoint para a turma toda e será escolhido um grupo para fazer a aposta inicial. Este grupo será chamado de “grupo-dealer” que deverá apostar 1, 2 ou 3 fichas, no máximo.

3- O grupo-dealer deverá fazer a aposta imediatamente após a leitura do exercício.

4 – Os demais grupos poderão fazer a mesma aposta que o dealer, dobrar a aposta ou desistir. Serão permitidas apenas três desistências durante toda a atividade.

5- Todas as apostas deverão ser colocadas em local de destaque na mesa do grupo.

6 – Após todos os grupos apostarem, o grupo dealer poderá dobrar a aposta, se quiser.

7 – Os grupos terão 5 minutos cronometrados para a resolução do exercício. É permitida a consulta nos materiais dos alunos.

8 – Após o tempo estabelecido, o professor passará em cada grupo e analisará a resolução. Se a resposta estiver correta, o grupo receberá tantas moedas quantas apostou; caso contrário,  perderá as moedas apostadas. Nenhum grupo poderá falar em voz alta sua resposta para evitar que os demais grupos reformulem suas resoluções.

9 – O jogo prossegue com uma nova questão  apresentada e outro grupo-dealer escolhido para fazer a aposta inicial.

10 – Na última questão, cada grupo poderá apostar quantas fichas quiser e, após a correção, vencerá o grupo que tiver juntado mais fichas.

O jogo é muito emocionante e o fato de fazer apostas entusiasma os estudantes!

É de suma importância, em algum momento,  resolver com a classe as questões apresentadas. Poderá ser imediatamente após a correção de cada exercício ou ao final do jogo.

Eu resolvo e explico no quadro cada questão logo após a correção feita nos grupos.

 

Os alunos são muitos receptivos e participam com satisfação da atividade.

 

O final do jogo é sempre muito emocionante pois os grupos normalmente apostam todas as fichas que conseguiram juntar até aquele momento. Então os grupos que que errarem a última questão perdem tudo!

Costumo premiar o grupo vencedor, ou os grupos vencedores caso haja empate. A premiação pode ser alguns décimos na nota da disciplina ou, até mesmo, uma caixa de bombons que é repartida entre os componentes.

Este jogo aplicado nas aulas de matemática ou de qualquer outro componente curricular é sucesso garantido!

 

 

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