Atividades com blocos lógicos na educação infantil

Há diversos materiais interessantes para serem explorados na educação infantil e os blocos lógicos, com certeza, estão dentre eles. A grande maioria das escolas possui esse recurso pedagógico e os professores, normalmente, realizam atividades com os blocos lógicos que objetivam desenvolver o pensamento das crianças.

Porém, poucos docentes conhecem práticas diferentes das tradicionais que podem ser propostas com o material. A literatura existente com relação a esse assunto, também, é bastante escassa.

O material Blocos Lógicos é um brinquedo pedagógico, constituído de 48 peças que diferem entre si de acordo com quatro atributos: cor (vermelho, amarelo e azul), forma (quadrado, retângulo, tiângulo e círculo), espessura (grosso e fino) e tamanho (grande e pequeno).

O trabalho com os blocos lógicos permite desenvolver a flexibilidade do raciocínio em atividades que contemplem classificações, formação de sequências, estabelecimento de correspondências e comparações, análises e sínteses, discriminação e memória visual, simbolização, dentre outras habilidades.

 

De acordo com Úrsula M. Simonns, em seu livro Blocos Lógicos: 150 exercícios para flexibilizar o raciocínio (ed.Vozes, 2007), os docentes utilizam os blocos lógicos de forma insipiente e pouco sabem a respeito das ricas possibilidades de exploração inerentes ao material. O livro traz exatamente o que promete: 150 sugestões de interessantes atividades para serem aplicadas em sala de aula, que são indicadas para crianças pequenas e até para adolescentes e jovens.

 

livro_blocos_logicos

 

Uma outra obra que detalha excelentes práticas com blocos lógicos para a educação infantil é  Figuras e Formas, da Coleção Matemática de 0 a 6, organizado por Kátia S. Smole e outros autores (Artmed, 2003). Além de descrever várias atividades, o livro indica a partir de qual idade as mesmas são recomendadas.

 

figuras-e-formas

 

Inicialmente deve-se apresentar os blocos às crianças e permitir que brinquem e manuseiem o material livremente. Geralmente os pequenos fazem construções de torres, casas, carros e figuras diversas e, nessa interação, observam e exploram os atributos dos objetos.

Depois da fase das descobertas, é hora de apresentar jogos e atividades estruturadas. Seguem, abaixo, algumas sugestões, frutos de pesquisas e de criações próprias.

Atividades com Blocos Lógicos

Todas as atividades descritas a seguir podem ser realizadas, num primeiro momento, em um grande grupo, com os alunos sentados em rodinha no chão para, depois, serem propostas em pequenos grupos.

Encaixando

Material: pranchas vazadas (modelo), caixas de blocos lógicos (uma para cada trio ou quarteto que puder ser formado na sala de aula)

 

blocos_logicos
A turma é organizada em grupos de quatro e cada grupo recebe uma prancha e uma caixa de blocos lógicos. O professor entrega uma prancha para cada grupo e solicita que os alunos encaixem peças dos blocos lógicos nos espaços. As pranchas são trocadas entre os grupos em forma de rodízio.

A construção das pranchas pode ser feita com folhas de E.V.A e tesoura, a partir do traçado do desenho, com o auxílio dos blocos, no E.V.A.

Classificando pela cor

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos, 3 bandejas, placas com as cores (modelo)

blocos-logicos-cor

O professor solicita que o material seja separado, nas bandejas, de acordo com a cor. Depois, mostra as placas para as crianças e combina a seguinte atividade: cada vez que uma placa é mostrada, todos devem levantar uma peça que combine com a placa.

Construção/cor

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos

Os alunos devem fazer diferentes construções de acordo com a ordem dada: casa vermelha, barco amarelo, boneco azul, estrada vermelha, bandeira amarela, etc.

Cópia/cor

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos.

O grupo é dividido em dois e, a dupla que inicia, faz uma construção com peças de mesma cor. A outra dupla deverá fazer uma cópia fiel da construção, porém modificando a cor. Depois, invertem-se os papeis. Por exemplo, a primeira dupla faz um navio com peças amarelas e a outra constrói o mesmo navio com peças vermelhas.

Rabo de pipa/cor

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos, um dado de cores (modelo), um dado de quantidades (modelo).

blocos-logicos-dados

 

O grupo vai formar um rabo de pipa e, para isso, cada criança joga o dado de cores para selecionar a cor da peça que irá escolher para colocar no rabo. O jogo continua até que todas as peças tenham sido utilizadas.

O jogo pode ser modificado, num segundo momento, com a jogada dos dados de cores e quantidades.

blocos-logicos-pipa

Classificando pela forma

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos, 4 bandejas, placas com as formas (modelo)

blocos-logicos-forma

O professor solicita que o material seja separado, nas bandejas, de acordo com a forma. Depois, mostra as placas para as crianças e combina a seguinte atividade: cada vez que uma placa é mostrada, todos devem levantar uma peça que combine com a placa.

Construindo uma cobrinha

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos

É mostrada uma sequência com as placas indicativas de formas e os grupos constroem uma cobrinha com os blocos repetindo essa sequência. Por exemplo: quadrado, triângulo, retângulo, círculo, quadrado, triângulo, retângulo, círculo, …

Jogo dos dois dados

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos, dado de formas (modelo), dado de quantidades (modelo), quatro bandejas

blocos-logicos-dados2

Cada criança toma uma bandeja para si e os blocos ficam espalhados sobre a mesa. É estabelecida uma ordem para os jogadores e, aquele que inicia, joga os dois dados para determinar a quantidade e a forma das peças a serem tomadas. O jogador seguinte faz o mesmo e assim sucessivamente. Se, ao final do jogo, o dado sortear três peças, por exemplo, e só houver duas, o jogador passa a vez.Será vencedor aquele que reunir mais peças em sua bandeja.

Construção/forma

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos

Os alunos devem fazer diferentes construções de acordo com a ordem dada: casa com retângulos, boneco com peças circulares, estrada com triângulos, etc.

Classificando pela espessura e pelo tamanho

Material para cada grupo: 2 bandejas, uma caixa de blocos lógicos, placas com indicação de tamanhos e espessuras (modelo)

blocos-logicos-placas

O professor solicita que as crianças separem o material em duas bandejas, de acordo com as semelhanças. Poderá surgir, na turma, duas maneiras de separar o material: por tamanho e por espessura. Então, as duas separações são propostas, nos grupos, e o professor apresenta as placas que representam esses atributos. Depois, mostra as placas alternadamente e os alunos devem levantar uma peça que combine com cada placa.

Jogo com todos os atributos

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos, placas de todos os atributos.

O professor toma as onze placas dos atributos e mostra, uma a uma, para os grupos. Os alunos devem levantar uma peça que combine com a placa exposta.

Depois, o professor mostra duas placas e os grupos devem escolher uma peça que tenha o dois atributos. De acordo com o grau de maturidade dos alunos, pode-se mostrar 3 e/ou 4 placas ao mesmo tempo.

 Jogo do Não

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos

Os alunos mostram ao professor uma peça que esteja de acordo com o solicitado. Por exemplo: uma peça que não seja vermelha, uma peça que não seja quadrada, uma peça que não seja grande e nem fina e assim por diante.

Jogo da transformação

Material para cada grupo: uma caixa de blocos lógicos

O grupo é dividido em duas duplas. Aquela que inicia faz uma construção com peças pequenas e a outra dupla deverá reproduzir a construção com peças grandes. Depois, invertem-se os papeis.

O mesmo pode ser proposto com peças grossas e finas.

Saltando poças

Material para toda a turma: uma caixa de blocos lógicos, placas dos atributos

Esse jogo é feito com a turma toda. As placas são distribuídas no pátio (deitadas no chão) formando um caminho e cada criança escolhe uma peça dos blocos lógicos. Todos vão imaginar que a peça escolhida é algo que será levado à casa do amigo, que mora do outro lado da cidade. Poderá ser, por exemplo, uma maça grande vermelha ou uma forma de queijo pequena, quadrada e amarela. No caminho, porém, há poças de água, pois choveu muito, e é preciso saltar algumas. As crianças ficam em fila e, uma de cada vez, faz o percurso estabelecido pelas placas, saltando aquelas que combinam com os atributos da peça escolhida.

blocos-logicos-saltar

Tabela de atributos

Material para toda a turma: uma caixa de blocos lógicos, tabela (modelo)

Cada aluno escolhe uma peça dos blocos lógicos. Depois de manuseá-la, marca com X na tabela (modelo) cada característica da peça que reconheceu.

tabela-atributos

Bibliografia

DIENES, Paul Zoltan. Lógica e jogos lógicos. 3. ed. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1974.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da matemática na pré-escola. São Paulo: Ática, 1996.

FALZETTA, Ricardo. Construa a lógica, bloco a bloco. In: Nova Escola, 111 ed., abr 1998, p.20-23

SIMONS, Ursula Marianne. Blocos Lógicos: 150 exercícios para flexibilizar o raciocínio. Petrópolis: Vozes, 2007.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Figuras e Formas: Coleção Matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2003.

3 opiniões sobre “Atividades com blocos lógicos na educação infantil

  • 22/10/2018 em 20:37
    Permalink

    EXCELENTE.
    VOU USAR NAS MINHAS APRESENTAÇÕES E CITAREI O SITE E O AUTOR.
    ABRAÇOS
    Prof. Antonio Carlos

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *